terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Maior Linguista do Século XX

"Ronald Reuel Tolkien (1892-1973) foi professor e especialista em inglês, inglês arcaico e anglo-saxão na Universidade de Oxford.

 Também foi autor de várias obras de sucesso sendo as mais famosas O Hobbit (1937) e O Senhor dos Anéis (1954-1955), que trazem ao leitor aventuras em uma terra mitológica que ele batizou de Terra-média.

Este mundo é povoado por várias criaturas, como elfos, anões, magos, orcs, trolls, e outras criaturas fascinantes. Este mundo imaginado por ele foi elaborado nos mínimos detalhes, para que pudesse se assemelhar com o mundo real, por isso ele tem sua própria história, seus costumes, flora e fauna.

Hoje, Tolkien é aclamado por ter criado a mais incrível obra de fantasia jamais escrita. Nos anos 60 o movimento hippie da contra-cultura americana e européia o considerava um “líder espiritual”, devido ao caráter naturalista de seus livros. Numa votação promovida pelo Channel 4/Waterstone´s, Folio Society e a SFX em 1997, recebeu o título de Escritor do Século 20 e suas obras como as "Escolhidas do Século 20". Não se sabe ao certo a origem do nome "Tolkien", porém acredita-se que seja alemão.

O pai de Tolkien, Arthur era bancário na Inglaterra, mas em 1880 foi para África do Sul a trabalho com a esposa, Mabel Suffield. Em três de Janeiro de 1892, em Bloemfontein, na África do Sul, nasce Tolkien. Mas sua passagem pela África foi breve, pois em 15/02/1896, seu pai morre.

Nesta data, Tolkien e a mãe estavam em férias na Inglaterra e acabaram não voltando à África e se estabelecendo em Midlands (zonas rurais inglesas).

Em 14/11/1904, sua mãe morre de diabetes doença incurável na época. O padre Francis Morgan assumiu a guarda dele e do irmão assegurando-lhes segurança tanto material quanto espiritual, embora ambos ainda vivessem com sua tia Beatrice Suffield e posteriormente com a Sra. Faulkner.

Nesta época, Tolkien começou a demonstrar seu dons lingüísticos, dominando o Latim e o Grego, considerados "selo de qualidade" e também estava estudando as línguas modernas e antigas, assimilando-as com grande facilidade." (Coletado de vários Sites)

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário