sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Museu da Pré-História - Casa D. Aquino em Cuiabá-MT.


"A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso construído em 1842 e foi local de nascimento de duas pessoas ilustres de Mato Grosso - Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa. Ela abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino que foi inaugurado em dezembro de 2006, através de uma parceria entre o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A educação, a cultura, a pesquisa e a inclusão social são os principais objetivos do museu e a sua missão é transmitir conhecimentos arqueológicos e paleontológicos aos cidadãos de todas as classes sociais e de diferentes áreas do conhecimento incentivando a preservação dos sítios arqueológicos e paleontológicos, bem como do meio ambiente.

A exposição permanente do Museu está dividida em arqueologia e paleontologia, porém as visitas se estendem a todo o entorno da casa, como: orquidário, viveiro de plantas nativas, podendo chegar até às margens do rio Cuiabá.

A paleontológica inclui os fósseis do estado de Mato Grosso organizados de forma cronológica representando a evolução biológica através das eras geológicas possuindo desde fósseis de estromatólitos do pré-cambriano, de dinossauros (Sauropoda) do mesozóico até fosseis de extinções recentes (10.000 anos) como preguiças (Eremotherium laurillardi) e tatu gigantes (Pampatherium humboldti) do final do quaternário.

Já a exposição arqueológica inclui uma maquete com a reconstituição de uma aldeia indígena pré-histórica e artefatos produzidos pelo homem pré-histórico, como: machadinhas, ponta de lança e cerâmicas. Além de artefatos dos séculos XVIII e XIX como: fragmentos de cerâmicas neo-brasileiras e de faianças finas, vidros, instrumentos de ferro e moedas.

As visitas são guiadas por monitores que explicam cada peça expostas, oferecendo ao visitante um claro entendimento sobre a Pré História exposta no museu. Ainda contamos com uma sala de vídeo com documentários de educação patrimonial, ambiental. Além de uma agenda anual com eventos como: Encontro Indígena (abril), Semana de Museus (maio), Dia Mundial do Meio Ambiente (junho), Primavera dos Museus (setembro) e Aniversário do Museu (dezembro). Nesses eventos o museu traz uma programação diversificada e rica culturalmente como: oficinas, palestras, cursos de reciclagem, manejo de orquídeas, reconstituição de fragmentos de cerâmicas arqueológicas e outros tudo gratuito a população."







Nenhum comentário:

Postar um comentário