segunda-feira, 25 de março de 2013

25 de Março - "Dia de Ler Tolkien"

O universo literário de J.R.R. Tolkien é maravilhoso, mágico, envolvente. Desde 2002, quando assisti o filme O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, me apaixonei não só pelo filme como pela mitologia criada por este gênio das letras.

Na época do lançamento do filme, um livro de volume único custava R$ 72,00 e logicamente não pude adquirir. A partir de então, passei a ler tudo que se referia ao autor e sua obra; meu sobrinho André, um adolescente de 11 anos, também se tornou um fã ávido.

Quando a professora de português do Liceu Cuiabano,  pediu para eles escolherem um livro para ler e apresentar uma resenha oral esse foi o livro que ele me pediu. Eu não tinha dinheiro para um volume único e resolvi ir ao Bazar do Livro onde encontrei o Volume 1 em bom estado de conservação.

Nós nos revezamos na leitura e logo estava comprando os outros dois volumes e aguardando ansiosamente pelo 2º filme - As Duas Torres e 3º filme - O Retorno do Rei. E o mais interessante foi que os irmãos  gêmeos de André de 10 anos também se apaixonaram por tudo que se referia a Tolkien.

 Durante o lançamento do 2º filme, estávamos em viagem de férias no Nordeste (Ilhéus) e lá não tinha cinema, fomos para Itabuna, pois não queríamos perder de maneira nenhuma o desenrolar do épico.

Em janeiro de 2003, também estávamos em Porto Seguro e nossa preocupação era não perder o final da saga; assim que chegamos em Cuiabá fomos para  tão aguardado desfecho.

Eu li  as obras mais importantes do grande Mestre, mas até hoje leio duas vezes por ano os três volumes do Senhor dos Anéis. E a  emoção é a  mesma desde a primeira vez em que li e me despertou para a fabulosa Mitologia Nórdica.

Além do Senhor dos Anéis, eu já li O Hobbit e a versão em quadrinhos de Charles Dixon e David Wenzel, O Silmarillion e o Mundo Mágico do Senhor dos Anéis de David Colbert.

 Em 2003, a Tolkien Society, uma sociedade de estudos sobre as obras de J. R. R. Tolkien , criou uma data comemorativa o “Dia de ler Tolkien”.

Essa é uma data onde todos são convidados a celebrarem e lerem as obras de Tolkien. Para os que acham que essa data foi escolhida por acaso, vale dizer que dia 25 de março é a data da Queda de Sauron e o fim da Guerra do Anel.

Todos os anos o “Dia de ler Tolkien” tem um tema especial  Neste ano, o tema adotado para o “Dia de Ler Tolkien” é “Paisagens”. Isso significa a leitura de passagens das obras de Tolkien em que haja descrições das paisagens da Terra-Média.


Nenhum comentário:

Postar um comentário