sexta-feira, 15 de março de 2013

Maoris e as Tatuagens

Maori significa "normal", "ordinário" em Reo Māori, língua mãe da população aborígene de Aotearoa - Nova Zelândia, em português.

Na Nova Zelândia há uma riqueza enorme quanto à tatuagem. E a tatuagem mais importante é feita no rosto.

 Para muitas culturas, a mão, o rosto e o pescoço ficam fora da pintura corporal. Para os maoris, o homem cobre todo o rosto quanto mais nobre ele é ou pela sua posição social. A tatuagem dá status dentro da tribo ou clã.

Quando eles entravam em guerra, cortavam a cabeça do inimigo e colocavam-na em urnas sagradas. No século 19, as cabeças tatuadas dos guerreiros maoris se tornaram objetos cobiçados por colecionadores europeus.

 O tráfico dessas cabeças começou com os próprios maoris, eles passaram a matar e vender para comerciantes e trocá-las por armas de fogo

Maori é uma das culturas mais fascinantes da terra, e um atrativo adicional para conhecer estas ilhas do sul do Pacífico.

 Hoje a população maori, originalmente da Polinésia, totaliza 15% da população neozelandesa. Nove de cada dez moram na Ilha Norte e um quarto fala a língua nativa. Muitos estão integrados às capitais, mas há ainda redutos onde a cultura original é preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário