segunda-feira, 3 de março de 2014

A Nave Espacial Challenger

 "Em 28 de janeiro de 1986, a nave espacial Challenger é lançada do Cabo Canaveral, Flórida. A bordo estava Christa McAuliffe, a primeira cidadã comum dos Estados Unidos a viajar pelo espaço sideral. McAuliffe, professora de Estudos Sociais de New Hampshire, 37 anos, havia ganho a chance por meio de uma competição.

O lançamento foi adiado repetidamente devido às condições climáticas e problemas técnicos. No entanto, em 28 de janeiro, exatamente 73 segundos depois da decolagem, centenas de pessoas ao redor do mundo e os familiares dos passageiros, entraram em choque ao ver a nave explodir, lançando uma coluna bifurcada de fumaça e fogo. Não houve sobreviventes. 

No dia seguinte à explosão, o presidente Ronald Reagan nomeou uma comissão especial para determinar o que tinha dado errado e adotar futuras medidas corretivas. A comissão presidencial foi encabeçada pelo ex-Secretário de Estado William Rogers e incluía o ex-astronauta Neil Armstrong e o ex-piloto de teste Chuck Yeager.

A investigação determinou que a explosão foi causada pela falha de um anel de vedação em um dos dois foguetes de combustível sólido. O anel de vedação não correspondeu às expectativas devido à fria temperatura por ocasião do lançamento, o que desencadeou uma cadeia de ocorrências que resultou na grande explosão.

Com isso, a NASA deixou de enviar astronautas ao espaço por mais de dois anos enquanto redesenhava inúmeras alterações nas espaçonaves."(Jornal Zero Hora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário