sexta-feira, 7 de março de 2014

Colação de Grau no Liceu Cuiabano

Há 14(quatorze) anos que no Liceu Cuiabano temos a Colação de Grau e o Baile de Formatura dos 3º anos. Houve anos em que a Colação de Grau foi realizada no mesmo local do Baile, mas atendendo ao pedido dos pais e alunos a Comissão de Formatura resolveu atendê-los.

A foto acima, foi tirada ontem no maravilhoso saguão do Anfiteatro; e que diga-se de passagem é belíssimo uma vez que o prédio foi construído em 1944 e traz a marca da Era Vargas(1930-1945).

Todos os anos uma leva de adolescentes se emocionam ao adentrar o Anfiteatro. A família, os amigos, maridos, namorados e até mesmo filhos estão sentados aguardando a entrada dos jovens.

O cerimonial, Isis Dorileo, contratado esmera-se na recepção e olhando de longe tem-se a impressão que estamos na Colação de Grau de uma Universidade e não do Ensino Médio. Os Gestores e os Professores Conselheiros vestidos elegantemente; a regra é terno para os homens. O que deixa os colegas com ar de artistas de cinema ou de TV.

Quando ficamos em pé aguardando a entrada dos vencedores, passa mil coisas pelas nossas mentes. E na mente deles? Em que será que estão pensando? Será que finalmente "caiu" a ficha que terminou o Ensino Médio? Que de agora em diante, ninguém vai mais "pegar" no pé deles?

A entrega do "canudo azul", onde deveria estar o Histórico Escolar e o Certificado de Ensino Médio, é simbólico, mas o aluno não sabe disso. Há 14 anos que sou Conselheira e sempre me emociono ao realizar a suposta entrega. Todos os meninos e meninas apresentam as mãos geladas e os abraços tem um misto de tudo: saudade, não quero sair do Liceu, o que vou fazer agora...

Eu sempre sou ovacionada quando meu nome é chamado e fico a cismar: só cumpri meu dever como professora de História. Não, fiz mais do que isso: ensinei-os a questionar, agucei-lhes a curiosidade;  inspirei na escolha de ser professor(ª) de História; fui amiga; mãe e conselheira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário