quinta-feira, 13 de março de 2014

O Dia da Marmota

 A cidade de Punxsutawney, a 120 quilômetros a nordeste de Pittsburgh, nos Estados Unidos, ficou conhecida no mundo todo por causa da festa no Dia da Marmota. A data é comemorada no dia 2 de fevereiro. Diz a tradição centenária que marmotas têm o poder de prever a duração do inverno.

Para saber se o verão chegará logo ou se o inverno irá durar mais, basta observar uma marmota da espécie monax. Se o animal sair da toca por causa do tempo nublado, o inverno terminará cedo. Já se o dia estiver ensolarado, o animal se assustar com a própria sombra e voltar para a toca, o inverno ainda fica por mais seis semanas.

A tradição nasceu na cidade porque dizem que ali vive uma marmota considerada a melhor previsora do tempo de sua espécie, chamada pelos moradores de Punxsutawney Phil. Segundo os moradores locais, ela mais de 100 anos. A expectativa de vida de uma marmota é de 6 a 10 anos, sendo que o máximo que um animal do tipo viveu em cativeiro foi 14 anos.

A credibilidade do animal é tão grande que quem chega à cidade é recebido com uma placa que anuncia a previsão de Phil para o ano. Meteorologistas, entretanto, afirmaram que a marmota só acertou 39% das previsões desde 1887.

O Dia da Marmota é o tema do filme Feitiço do Tempo (1993). Na trama, o meteorologista Phil Connors, interpretado por Bill Murray acorda todos os dias no mesmo dia, no caso, o Dia da Marmota, em Punxsutawney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário