segunda-feira, 17 de março de 2014

Saint Patrick's Day

 "O Dia de São Patrício, ou "Saint Patrick's Day", como é mais conhecido, não é um feriado brasileiro, mas se você tem conta em redes sociais como Facebook e Instagram, prepare-se para ter sua linha do tempo invadida, principalmente amanhã à noite, por fotos de pessoas com roupas verdes e canecas cheias de chope da mesma cor.

No Brasil, o 17 de março vai servir mais como uma justificativa para beber em plena segunda-feira. Mas, nunca é tarde para saber quem foi o santo que deu origem à data tão comemorada no exterior.

 De acordo com o site do History Channel, Patrick nasceu em terras britânicas, filho de uma família nobre, no final do século 4. Aos 16 anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda, onde foi feito refém por seis anos. Não há um consenso sobre onde exatamente ele foi mantido em cárcere - County Antrim, na Irlanda do Norte, ou County Mayo, na Irlanda. Solitário e com medo, ele se dedicou à religião e tornou-se um devoto cristão.

Após seis anos preso, Patrick fugiu - depois de ter ouvido vozes que creditou a Deus - e conseguiu retornar para a sua terra natal, mas ouviu um segundo "chamado", desta vez para voltar à Irlanda como missionário, mas ele estudou por 15 anos antes disso.

Uma vez na Irlanda, ele incorporou elementos da cultura local na pregação, e reza uma das lendas que a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) foi explicada com um trevo em mãos, símbolo dos irlandeses. Reza outra lenda que ele batizou 12 mil pessoas em um dia em Killala.

 Acredita-se que Patrick tenha morrido no dia 17 de março de 461. Curiosamente, o primeiro desfile em homenagem ao padroeiro, realizado em 1762, foi em Nova York, nos EUA, com a participação de soldados irlandeses a serviço do Exército britânico.

 Além de Irlanda e EUA, destino de 4,5 milhões de imigrantes irlandeses entre 1820 e 1930, outros países como Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Cingapura e Rússia também comemoram a data. Por aqui, não há desfiles, mas diversos bares em várias cidades brasileiras prometem uma programação especial por conta do "Saint Patrick's Day"(Últimosegundo Noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário