quarta-feira, 6 de agosto de 2014

69º Aniversário da Bomba Atômica em Hiroshima

"Milhares de pessoas se reuniram nesta quarta-feira de manhã (horário local), em Hiroshima, para marcar o 69º aniversário do lançamento da primeira bomba atômica da História, que arrasou essa cidade do oeste do Japão.

Alguns sobreviventes, parentes de vítimas, autoridades do governo e delegações estrangeiras permaneceram imóveis às 8h15 (20h15 de Brasília), quando ressoou um sino que dava o sinal para guardar um minuto de silêncio na hora exata em que, em 6 de agosto de 1945, o bombardeiro americano "Enola Gay" largou a bomba que transformou a cidade em um inferno nuclear.

Cerca de 140 mil pessoas morreram imediatamente ou, pela exposição à radiação, entre o momento do impacto da bomba e o mês de dezembro seguinte.

Depois de Hiroshima, Nagasaki foi bombardeada, no dia 9 de agosto, o que provocou a morte de mais 70 mil japoneses. Os ataques precipitaram a capitulação do Japão e o final da Segunda Guerra Mundial, em 15 de agosto de 1945.

Militante infatigável do desarmamento nuclear, o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, convidou o presidente americano, Barack Obama, "e a todos os dirigentes das nações nucleares a visitar as cidades da bomba A o mais cedo possível".(Agence France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário