quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Casablanca - O Filme

"Em 26 de novembro de 1942, Casablanca, filme dramático ambientado na época da II Guerra Mundial, estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, estreia nas telas de Nova York. A película viria a ser uma das favoritas em toda a história de Hollywood.

No filme, Bogart desempenha o papel de Rick Blaine, um ex-combatente pela libertação e dono de um elegante “nightclub” norte-africano, onde se encontra com a bela e enigmática Ilsa Lund (Bergman). Anos antes, Ilsa e Rick viveram uma inesquecível paixão em Paris. Mas ela o abandonou. Ele, então, estabelece-se como dono do bar em Casablanca, no Marrocos.

Considerado um filme inesgotável por críticos e cinéfilos, Casablanca retrata o reencontro do casal no ano de 1942, em meio à II Guerra Mundial. Solteirão convicto, Rick vive para afogar as dores do amor perdido em copos e copos de uísque enquanto seus clientes conspiram, jogam, criam intrigas e negociam vistos que permitam a refugiados do nazismo embarcarem para Portugal e, dali, para os Estados Unidos. Ilsa e o marido Victor Laszlo (Paul Henreid) são dois desses refugiados.

Dirigido por Michael Curtiz, Casablanca apresentou-se em cinemas por todos os Estados Unidos a partir de janeiro de 1943. Indicado para oito Oscars da academia, inclusive o de Melhor Ator para Bogart. Levou para casa três Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. O contexto político-histórico da II Guerra Mundial e o roteiro do filme foram baseados na peça de teatro “Everybody Comes to Rick's”.(www.adorocinema.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário