quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Caverna do Dragão - O Desenho

Eu até hoje adoro desenho animado e a Caverna do Dragão é um dos meus favoritos. E para poder assistir sempre que eu desejar estou mandando buscar um box com todos os 27 episódios. O desenho é um cult cheio de fãs e que marcou os anos 80 como poucas animações o fizeram. Caverna do Dragão completará 31 anos de sua estreia — 17 de setembro de 1983.

"Seis garotos entram num brinquedo num parque de diversão e acabam num universo paralelo cheio de magia, monstros, criaturas estranhas, Mestre dos Magos e Vingador. Caverna do Dragão teve três temporadas e apenas 27 episódios, o suficiente para marcar uma geração e se transformar num clássico inesquecível.

A série, aparentemente, não tinha nada de mais. Era uma produção da divisão de animação da Marvel, com animação feita pela Toei. Acontece que a história era cativante demais e quem começava a assistir não conseguia mais parar. Há alguns motivos para o sucesso: personagens cativantes, muita ação, mistério e um suspense que não acabava nunca. Quem era o Mestre dos Magos? Ele era do bem? Os meninos voltariam à Terra algum dia? Qual a ligação entre o Vingador e o Mestre dos Magos? Além de tudo isso, o seriado também tinha ótimas pitadas de humor.

Bem, algumas destas perguntas jamais serão respondidas e isso é algo que gera discussão até hoje na internet e entre os fãs.
Fato é que Hank, Eric, Diana, Presto, Sheila, Bob e a unicórnio Uni passaram por muita coisa nas mãos do Vingador. E tudo isso começou inspirado no famoso RPG chamado Dungeons & Daragon, criado por Dave Arneson e E. Gary Gygax. Na criação da versão animada estão também Kevin Paul Coates e Dennis Marks.

Quando a Marvel decidiu produzir a animação, a equipe chegou à conclusão que o conceito inspirado do jogo era um tanto complicado e de difícil assimilação. Assim, Mark Evanier foi contratado para dar uma simplificada geral e transformar aquilo tudo em algo palatável. Evanier é um artista de mão cheia e já foi até assistente de Jack Kirby, um dos pais do universo Marvel ao lado de Stan Lee. Ao longo dos anos, Mark foi se especializando em TV e trabalhou em produções como Scooby-Doo, Thundarr, o Bárbaro, Riquinho, entre outros. Em Caverna do Dragão, Evanier escreveu o episódio-piloto e redefiniu o conceito para algo mais ligado à ação e aventura.

Caverna do Dragão sempre deixou várias questões em aberto e a maior delas é sobre o final nunca realizado. A série foi cancelada pelo canal CBS, em 1985, e tudo ficou em aberto. Isso, claro, fez os fãs ficarem imaginando o que teria acontecido aos garotos. Com a popularização da internet, uma “lenda urbana” surgiu dizendo que eles teriam morrido no acidente na montanha-russa e estavam no inferno, tendo de enfrentar o demônio que ora era o Vingador, ora era o Mestre dos Magos. E mais: Tiamat seria um anjo.

A resposta verdadeira foi dada à revista Herói, em 1999, pelo criador Gary Gyrax e pelo produtor Mark Evanier: “Não há verdade alguma nisso. Nenhum episódio assim foi produzido. Tiamat não é um anjo e nem ajuda de maneira nenhuma", disse Gyrax. Mark Evanier falou isso: "Isto é completamente falso! Apesar de vários finais possíveis terem sido discutidos, nenhum último episódio foi realmente produzido.

Como a CBS decidiu acabar com Caverna do Dragão, ficou acertado que um último episódio iria ao ar para encerrar a história. Michael Reaves escreveu este roteiro que foi chamado de “Réquiem”. À Herói, Reaves disse: "Este episódio foi escrito de forma que tivesse um duplo sentido, ambíguo e triunfante: se o desenho não continuasse, o final seria satisfatório; se continuasse, o episódio serviria de trampolim para uma nova direção". E foi isso o que aconteceu: o texto deixa em aberto o que acontece com os jovens. O Mestre dos Magos dá a eles a opção de voltar à Terra ou continuar no Reino, mas o que eles fazem ninguém vê."(ocapacitor.uol.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário