terça-feira, 21 de outubro de 2014

1984, O Livro

Alguns livros se tornam clássicos justamente pelas histórias que descrevem e 1984 de George Orwell é um deles.

"Escrito em 1948 e publicado no ano seguinte, o livro "1984", do escritor inglês George Orwell, colocou em evidência algumas das facetas do totalitarismo, abordando temas importantes relativos à quebra da privacidade.

 A trama, que se passa em Londres, em uma cidade fictícia chamada Oceânia, tem como protagonista Winston, que se encontra preso na engrenagem totalitária de uma sociedade dominada pelo Estado.

Em Oceânia, nenhum de seus habitantes está a salvo da presença do Estado, sendo vigiados por todos os lados pelo Grande Irmão, chamado, na obra, de Big Brother.

No livro, o Grande Irmão, o líder máximo, toma o poder após uma guerra em escala global. Nas ruas de Oceânia, o slogan estampado em cartazes diz que "O Grande Irmão está de olho em você". Isso acontece através das teletelas, um tipo de televisor que monitora, grava e espiona todos os habitantes.

Era o fim da intimidade e da individualidade. Para Leonel Aguiar, mestre e doutor em Comunicação e coordenador do curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a crítica de Orwell às sociedades totalitárias tem foco na televisão como um objeto de visão."(redeglobo.globo.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário