segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MInha Paixão pela Trilogia Jogos Vorazes

Todos sempre perguntam porque eu sou uma fã incondicional da trilogia Jogos Vorazes. Depois de ler uma entrevista da autora Suzanne Collins eu comecei a "devorar" os livros e posteriormente virar fã dos filmes.
Desde que me apaixonei pela disciplina de História, na infância,   as Mitologias da  Civilização Egípcia, das Clássicas Greco-romana, Nórdica e  outras sempre mexeram com a minha imaginação...
 
" A ideia para escrever a trilogia Jogos Vorazes nasceu quando ela estava passando os canais da televisão. Em um canal, viu pessoas competindo num reality show, e em outro viu cenas gravadas na Guerra do Iraque. As duas coisas se misturaram e a trilogia começou a se formar.

O mito de Teseu e o Minotauro também serviu de inspiração. A autora descreve Katniss como um “Teseu futurístico”. No mito, Atenas era obrigada a enviar 7 rapazes e 7 moças para Creta, onde eram lançados no labirinto para serem devorados pelo Minotauro. Creta era cruel e impiedosa, assim como a Capital na trilogia de Suzanne Collins. O fato de seu pai ter lutado na Guerra do Vietnã a ajudou a entender melhor sobre pobreza, fome e os efeitos da guerra."

Em entrevista ao site Distrito 13 juntamente com Francis Lawrence ela fala:

"Mas também uma parte de história verídica para mim, porque o meu pai costumava me contar o contexto histórico e ele pegava a cópia de Parallel Lives (sem tradução para o português), de Plutarco (Plutarch, em inglês) e ele lia para mim a parte sobre Spartacus dali, então tudo estava integrado de outro jeito também.  Então eu acho que eu estava destinada a escrever sobre um jogo de gladiadores.

Ao manter as raízes clássicas, também presto uma homenagem em versão atualizada aos jogos de gladiadores romanos. O mundo de Panem, e particularmente da Capital, é cheio de referências romanas. A própria palavra Panem vem da expressão latina “Panem et Circenses”, que se traduz por “Pão e Circo”.

A ascensão do Estado Totalitário no período do Entreguerras , 1919-1938, na Europa também foi um dos motivos de me tornar fã:

"Em Panem, os conceitos de democracia e liberdade desapareceram da América para serem substituídos por uma ditadura de alta tecnologia com base na vigilância, monitoramento, doutrinação da mídia de massa, opressão policial e uma divisão radical de classes sociais. A grande maioria dos cidadãos de Panem vivem nas condições terceiro-mundistas do país e estão constantemente sujeitos a fome, pobreza e doença. Essas difíceis condições de vida são, aparentemente, o resultado de um acontecimento devastador que gerou um completo colapso econômico na América do Norte.

Câmeras de vigilância, chips RFID e hologramas 3D são abundantemente utilizados pelo governo para manipular a vontade de uma população fraca e sem instrução (embora haja sinais de solidariedade e rebeldia entre os camponeses).

Para preservar a ordem social frágil, a Capital depende de uma força policial maciça que está sempre pronta para reprimir qualquer tipo de revolta. Os trabalhadores muitas vezes são jogados em  campos de civis onde eles são mostrados vídeos de propaganda [propaganda, aqui, refere-se ao conceito de informação, geralmente com intuito de manipular] patrocinados pelo Estado. Panem é, portanto, um estado policial de alta tecnologia governado por uma elite poderosa que busca manter as massas em situação de pobreza e submissão."



Nenhum comentário:

Postar um comentário