terça-feira, 26 de maio de 2015

1ª Mulher Americana no Espaço

"Sally Ride foi uma das oito mil mulheres que em 1978 responderam ao apelo da NASA para descobrir o primeiro grupo de astronautas feminino daquela instituição governamental. 
Nascida em Los Angeles no dia 26 de maio de 1951 e formada em Física e em Inglês na Universidade de Stanford, Sally seria uma das eleitas.

Foram duas as missões de Sally Ride no espaço. Na primeira, a 18 de Junho de 1983, Sally seguia a bordo da Challenger na missão STS-7 numa viagem que tinha como objetivo colocar em órbita dois satélites de telecomunicações. Outro dos objetivos da missão passava por algumas experiências farmacêuticas.

A segunda missão aconteceu em 1984, novamente a bordo da Challenger. Com o cumprimento da missão STS-41-G, Sally Ride acabaria por acumular 340 horas no espaço. Sally teria sido chamada para novas missões a bordo da Challenger, mas um acidente acabou por destruir a nave, tirando a vida à sua colega Judith Resnik e por fazer parar o programa espacial norte-americano durante dois anos.

Sally Ride acabou por estar envolvida nas investigações de dois acidentes com naves da NASA. O primeiro foi o acidente da Challenger e mais tarde, em 2003, integrou a equipe que investigou o acidente da Columbia.

Depois de sair da NASA, a astronauta norte-americana dedicou-se à investigação e lecionou Física na Universidade da Califórnia (UCLA) e também na Universidade de Stanford. Sally Ride foi também diretora no Instituto Espacial da Califórnia. Em Julho de 2012 um cancro no pâncreas foi-lhe fatal.

Sally recebeu inúmeros prêmios, como o Theodore Roosevel Award (NCAA), Von Braun Award (National Space Society), Samuel S. Beard Award (Jefferson Awards) e tantos outros. Além disso, faz parte do Hall da Fama das mulheres dos Estados Unidos e do Hall da Fama dos Astronautas, tendo recebido duas medalhas de voo espacial da NASA.


Em 2006, o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger a convidou para o Hall da Fama da Califórnia, no Museu para História, Mulheres e Artes. No ano seguinte ela entrou também para o Hall da Fama da Aviação, em Ohio. Em 2013, um tributo nacional foi feito a ela no Kennedy Center, em Washington.

Neste mesmo dia, o presidente Barack Obama concedeu a ela, em homenagem póstuma, a Medalha da Liberdade Presidencial, maior honra que um civil pode receber nos EUA. A sua companheira de longa data, Tam O'Shaughnessy, foi quem recebeu a medalha, numa cerimônia na Casa Branca."(pt.blastingnews.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário