sábado, 30 de maio de 2015

A MPB dos Anos 80 - O Rock

 "A música popular brasileira passou por um período de transformações ao longo dos anos 1980.
A política nacional, marcada pela redemocratização promovida no final do Regime Militar. A abertura política favoreceu, embora com um pouco da censura ainda – discos com faixas riscadas, músicas proibidas – o cenário musical brasileiro.

Principalmente o Rock Brasil, movimento forte iniciado ainda no final dos anos 1970 e que atinge o seu auge na metade da década de 1980. O show Rock in Rio, do início dos anos 80, serviu para impulsionar o rock nacional. Com uma temática fortemente urbana e tratando de temas sociais, juvenis e amorosos.

Se faz necessário destacar que o papel do rock nos anos 80, principalmente, que existiam outras possibilidades musicais, a exemplo do samba, do sertanejo, do forró, bolsa nova, isto é, de outros elementos de uma forma geral que formaram a música popular brasileira. 

Agora, quanto expressão da maioria, o rock invadiu a vida da pessoas, principalmente da juventude, e foi elemento de suporte de crítica social e de demonstração de rebeldia, de modos de vida urbano, caracterizados pelo inchaço das grandes cidades. Então é possível compreender a MPB nos anos 80, de acordo com diversas influências de fatores vividos pelo panorama internacional, principalmente pelos fatores econômicos externos, emanados por um processo de globalização que intervém na maior parte do mundo, principalmente aos países ligados a uma economia de mercado."(mpb-anos80.blogspot.com/.)

Os anos 80 chegam com a consagração do rock nacional. O grupo Blitz, liderado por Evandro Mesquita, é o primeiro fenômeno espontâneo. Sua música "Você não soube me amar", de 1982, é sucesso nacional. 

Na sequência surgem novos talentos, como Barão Vermelho, que tem Cazuza, considerado o maior letrista do rock brasileiro dos anos 80, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Camisa de Vênus. Marcando a união da MPB com a música pop internacional ganha espaço no rádio.

Eduardo Duzek, Marina Lima, Lulu Santos, Lobão e Ritchie são os representantes dessa tendência. Não podemos esquecer de outros grupos da época que são ouvidos até hoje: RPM, liderado por Paulo Ricardo,  Ultraje a Rigor e Titãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário