domingo, 24 de maio de 2015

Dia Nacional do Café


 O café é a "cara" do Brasil e quem desconhece sua trajetória histórica jura que ele é genuinamente nacional. O  café é uma planta originária do Continente africano, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), onde ocorre espontaneamente como planta de sub-bosque.
                                              Cerimônia do Café na Etiópia

"Da Etiópia foi levado para a Arábia. Os árabes tentaram manter o privilégio, pois foram os primeiros a cultivar essa planta "milagrosa" que assumia grande importância social devido ao seu uso na medicina da época para a cura de diversos males.

Da Arábia o café foi levado primeiramente para o Egito no século XVI e logo depois para Turquia. Na Europa, no século XVII, foi introduzido na Itália e na Inglaterra. O café era consumido por diversas classes sociais, inclusive por intelectuais. Logo depois passou a ser consumido em vários outros países europeus, chegando à França, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Holanda.
Seguindo sua marcha de expansão pelo mundo, o café chegou nas Américas e nos Estados Unidos, atualmente o maior consumidor e importador mundial de café. Foram os holandeses que disseminaram o café pelo mundo. Inicialmente transformaram suas colônias nas Índias Orientais em grandes plantações de café e junto com franceses e portugueses transportaram o café para a América.

 Na Guiana Holandesa (hoje Suriname), foram introduzidas mudas do Jardim Botânico de Amsterdã. Chegou à Guiana Francesa através do Governador de Caiena que conseguiu, de um francês chamado Morgues, algumas sementes semeando-as no pomar de sua residência.
                                                 Ver-o-Peso - Belém do Pará

A partir desse plantio o Sargento Francisco de Mello Palheta transportou para o Brasil, para a cidade de Belém (Pará) em 1727, algumas sementes e plantas ainda pequenas. Em Belém, a cultura não foi muito difundida. Foi levada nos anos seguintes para o Maranhão, chegando à Bahia em 1770. No ano de 1774 o desembargador João Alberto Castelo Branco trouxe do Maranhão para o Rio de Janeiro algumas sementes que foram semeadas na chácara do Convento dos Frades Barbadinos. Então espalhou-se pela Serra do Mar, atingindo o Vale do Paraíba por volta de 1820. De São Paulo, foi para Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná."(www.clubecafe.net.br/historia-cafe)

Puro ou com leite. Quente ou gelado. No copo ou na xícara. No café da manhã, depois do almoço ou no jantar. E é com essa paixão que no dia 24 de maio se comemora o Dia Nacional do Café.
A data, que passou a ser celebrada a partir de 2005, virou motivo para os amantes da bebida se reunirem e se deliciarem com menus diferenciados que possuem entre as opções desde o tradicional café coado, a um Expresso ou Macchiato, passando por especiais e gourmet. Há opções para todos os gostos. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário