sábado, 29 de agosto de 2015

Beco Alto em Cuiabá

Hoje, me deu saudades da Cuiabá Antiga e de andar por algumas ruas onde se pode lembrar da História que não está nos livros didáticos...

"Este beco é bastante peculiar não só pela sua topografia, uma ladeira bruta de difícil acesso, como também pelo fato histórico que aconteceu no sobrado situado na sua parte mais alta, já na rua Pedro Celestino (antiga rua das Trepadeiras ou rua Augusta) que passa bem à sua frente.Nesse casarão deu-se o famoso atentado aos senadores Vilas Boas e Vespasiano Martins em 1936.

Segundo se apurou na época, os homens que atiraram nos políticos se postaram no topo do Beco Alto(hoje rua dos Bandeirantes), primeiro para que pudessem ter melhores condições de pontaria e, em seguida para que tivessem a capacidade de fuga facilitada pela ligação do beco com a rua Ricardo Franco(antiga rua das Pretas e do Meio) e, por meio da ponte João Gomes, facilmente atingir a Prainha e escapulir.

Por ser muito íngreme, esta via pública foi transformada em calçadão, porém, sem manutenção em seus muitos degraus, fica cada vez mais difícil o seu uso pela população".(Cuiabá da Tchapa e Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário