domingo, 9 de agosto de 2015

Em 9 de Agosto de 1945 - Terror em Nagasaki

 "A cidade japonesa de Nagasaki lembrou neste domingo (9) o 70º aniversário do ataque nuclear em um ato onde as autoridades locais defenderam o caráter pacifista da Constituição do país perante a reforma militar que promove o governo.

A tragédia foi lembrada em cerimônia no Parque da Paz da cidade, no qual participaram representantes dos Executivos central e local, delegações de 76 países e os "hibakusha", nome que recebem no Japão os sobreviventes dos bombardeios nucleares lançados pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

A cerimônia começou às 11h02 (23h02 de sábado, 8, em Brasília), a hora exata em que a bomba "Fat man" explodiu sobre a cidade, com um minuto de silêncio marcado pelas tradicionais badaladas do chamado Sino da Paz, em homenagem às vítimas.

Em seguida, o prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, fez um discurso no qual pediu ao Executivo central que lidere os esforços com a comunidade internacional para pôr fim à proliferação nuclear, e criticou a reinterpretação da Constituição impulsionada pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe.

"Muita gente se pergunta se o princípio pacifista do Japão, que nos impede de nos envolver em alguma guerra, está sendo atacado por esta iniciativa", afirmou o prefeito em alusão ao Artigo 9 da Constituição japonesa.

"Nunca devemos abandonar este princípio, sobre o qual se construiu a prosperidade do Japão atual. Não podemos esquecer as lembranças trágicas que nos deixou a guerra", disse Taue em sua "Declaração pela Paz"."(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário