sábado, 26 de agosto de 2017

Átila, O Huno

 A História para os alunos que atualmente não estão muito interessados em aprendê-la, fica mais interessante quando utilizamos imagens. E os filmes épicos, mesmo com pequenos "erros" históricos, devem sim serem utilizados desde que o professor aponte as falhas.

A Civilização Romana é sempre fascinante e ultimamente muitos filmes estão sendo produzidos sobre a mesma. Então, para entender mais sobre o famoso "Flagelo de Deus" denominado Átila, o Huno eu recomendo esse filme feito para TV.

"Átila, o Huno, de Richard Lowry (de também O Clone Assassino). Um filme novo, de 2001, feito para a TV, mas que contém características de filmes antigos, principalmente o charme e a desenvoltura com que o enredo maravilhoso se desenvolve. Ah, antes que eu esqueça de comentar, um filme de 178 minutos, então prepare-se.

A história gira em torno de Átila, como o próprio nome sugere, e conta como foi a sua caminhada para tornar-se um dos maiores líderes da história. Com seus pais mortos no início do filme, ele é criado pelo seu tio, que já tem um sucessor para o trono. Como guerreiro, conseguiu impor medo até na gigante Roma, que com sua crueldade e esperteza vai tentar de tudo para não ser atacada pelos exércitos do guerreiro principal. 


Eu falei pouco porque tenho medo de estragar surpresas, que são o ponto forte do enredo. É um dos filmes com o maior número de reviravoltas que já vi. Achei incrível como ele conseguiu ter uma evolução perfeita, sempre com suas traições, conquistas e romances no tempo certo, o roteiro está de parabéns nesse ponto.

A fotografia é outro ponto forte. Cenários lindos, locais que nem são possíveis de se imaginar que realmente existem dão os ares visuais para a obra. As batalhas, como não poderiam deixar de faltar, estão em excelente número, e com um detalhe bastante positivo: elas não são todas iguais. O que é ruim em um filme desse tipo? Justamente as batalhas, quando são repetitivas e acabam tornando-se enjoativas. Porém, em "Átila, o Huno", elas são inovadoras a cada uma. Um exemplo do porque isso acontece é que elas acompanham a evolução da época. Os personagens no início, fracos e sem poder, lutam somente com cavalos, espadas, etc. No final eles já estão com armaduras, legiões, táticas de combate, catapultas, etc."(www.cineplayers.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário