sábado, 12 de agosto de 2017

HQ: Maus - A História de um Sobrevivente

E o sábado está perfeito para curtir qualquer tipo de hobby, e o meu além de assistir Séries, filmes, desenhos é lerrrrr. 
Então, para quem não conhece recomendo a HQ: Maus - a História de um Sobrevivente, pois agora que estamos estudando sobre a 2ª Guerra Mundial quanto mais soubermos sobre a mesma melhor.

"Você escreveria a biografia de seu pai se tivesse a certeza de que ele era uma pessoa extremamente mesquinha, mal humorada e possivelmente culpado pelo suicídio de sua mãe? Pois o norte-americano Art Spiegelman fez isso em Maus.

As histórias foram publicadas originalmente na revista underground Raw entre 1980 e 1991. Sócio-fundador e editor da publicação, Art Spiegelman compilou um primeiro volume em 1986, com o título Maus - A história de um sobrevivente, cujo subtítulo era Meu pai sangra história. Cinco anos depois, Maus II - E aqui meus problemas começaram chegava às ruas. Em 1992 ele ganhou o prêmio Pulitzer, um dos mais conceituados do meio jornalístico e literário, e nunca antes dado a uma HQ.

Mas o que torna esta Graphic Novel tão especial não são os prêmios, mas sim os motivos que a fizeram tão laureada. Art usou esta mídia discriminada e geralmente associada a obras infantis para falar de uma das maiores atrocidades da história recente da humanidade: o Holocausto. 


Os pais de Art, os poloneses judeus Vladek e Anja, sobreviveram a Auschwitz e migraram para os Estados Unidos, onde ganharam uma segunda chance e um novo filho, o próprio Art. O primeiro rebento do casal, Richieu, não teve a mesma sorte e, junto com tantos outros parentes e amigos dos Spiegelman, morreu na sua Polônia natal.

Art aprendeu a duras penas que sobreviver a Auschwitz não é necessariamente continuar vivo. Além de aguentar todas as manias que seu pai adquiriu no período em que foi prisioneiro dos nazistas, ele viu sua mãe se deprimindo até chegar ao ponto em que não aguentava mais e acabar se suicidando."(Omelete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário