sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Como Surgiu a Música Gospel

Música de qualidade é sempre bem-vinda e sim eu também gosto de Gospel.  Deve ser por causa da raiz africana que todos nós temos no sangue. É interessante que as pessoas pensam que ela é uma criação dos evangélicos do Brasil, então resolvi fazer este post para tirar algumas dúvidas que ainda possa existir.

"Ainda que o termo, "Música Gospel", possa abranger um campo da Música muito vasto, seus estilos, embora com nomes variados, possuem todos uma mesma essência e raiz — a música cristã negra nos Estados Unidos da América. Talvez um dos velhos estilos da música negra que realmente se aproximou do Gospel, foi o Negro Spirituals  (em português, as canções harmoniosas dos "Espirituais dos Negros").

O foco desta breve história é a música que fluiu da igreja Afro-americana e inspirou uma cornucópia   de corais modernos, artistas do mercado Rhythm & Blues,   e o atual Gospel contemporâneo (Música Cristã Contemporânea),   além de outros estilos musicais do gênero.
 Alimentado pela gigantesca indústria multi-bilionária de gravação musical nos Estados Unidos,  o "pequeno infante" da música Gospel pulou do seu berço humilde e cristão e atravessou as muralhas da igreja para um mercado bem diferente do mundo atual. E, o Gospel continua a crescer. De acordo com a revista Norte-americana, Gospel Today, dentre 2003 e 2008, sete gravadoras  criaram divisões especiais somente para lidar com artistas Gospel; as estatísticas da mesma publicação indicaram que os selos independentes cresceram 50%, e o rendimento das vendas só de música Gospel chegou a triplicar nas últimas décadas, de US$180 milhões de dólares em 1980 a US$500 milhões em 1990.

Thomas A. Dorsey(1899-1993), compositor de sucesso tipo There Will Be Peace in the Valley,  é considerado por muitos, O Pai da Música Gospel. No início de sua carreira ele era um importante pianista de Blues,  conhecido aliás por Georgia Tom. Ele começou a escrever Gospel depois que ouviu Charles A. Tindley (1851-1933) numa convenção de músicos na Filadélfia,  e depois, abandonando as letras mais agressivas de outras canções, não abandonou, contudo, o ritmo  de Jazz tão parecido com o de Tindley.
A Igreja inicialmente não gostou do estilo de Dorsey e não achou apropriado para o santuário, na época. Em  1994, após o seu falecimento, a revista Norte-americana, Score, publicou um artigo com o título: The Father of Gospel Music (em português, "O Pai da Música Gospel"); neste artigo a revista declara que quando Dorsey percebeu, no início de sua carreira com o Gospel, que muita gente estava brigando contra a música Gospel, ele estava "determinado para carregar a bandeira" a favor do Gospel, bem entendido. Assim ele fez. Ele investiu em 500 cópias da canção dele, If you See My Saviour (em português, "Se Você Ver o meu Salvador") e enviou para diversas igrejas do país.

Levou quase três anos para ele conseguir mais pedidos da música e ele quase retornou a tocar o Blues. Mas Dorsey não desistiu e com ajudas de outros bons músicos ele foi em frente. Trabalhou com as cantoras, Sallie Martin (1895-1988) e Willie Mae Ford Smith (1904-1994), escreveu centenas de músicas Gospel e testemunhou a sua música subir no púlpito das igrejas—aonde, uma vez, recusaram ela de subir! Dorsey fundou a Convenção Nacional de Corais Gospel nos Estados Unidos,  em 1932, uma organização que ainda existe até hoje na origem da música gospel."

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