quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Lago Paranoá em Brasília

 O Lago Paranoá é um lago artificial de Brasília, no Distrito Federal, no Brasil.  Foi concebido em 1894 pela Missão Cruls   e concretizado com a construção da cidade, durante o governo do presidente  Juscelino Kubitschek.

O lago é formado pelas águas represadas do Rio Paranoá.  Tem 48 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 38 metros e cerca de oitenta quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte".

Localizado em Brasília,  foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago, há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas. 

Uma das aves mais comuns do lago é o biguá.  São também encontrados garças, águias- pescadoras,   matracas, marrecas-pé-vermelho e marrecas-irerê. Entre mamíferos há a presença de lontas, capivaras, cuícas-d1água, micos-estrela, gambás-de-orelha-branca e ratos-do-campo.

Há também o jacaretinga,  uma espécie nativa do lago que prefere as águas mais rasas e com mais vegetação e que não costuma atacar humano.

O Distrito Federal possui mais de 11 000 embarcações registradas, sendo a terceira maior frota náutica do país. Entretanto, não há, em toda a orla do lago, qualquer píer ou marina públicos.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, remo, iatismo, esqui aquático e até mergulho.  Ali é realizada, desde 1994, a Regata JK, disputa com mais de duzentas embarcações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário