sábado, 1 de setembro de 2012

Nosso Calopsita!


Este pássaro simpático é uma calopsita. Ele está aqui em casa há mais ou menos quinze dias.

 É a primeira vez que temos um pássaro na gaiola, pois nos jardins de nossa residência ouvimos muitos sons diferentes todos os dias. Sabiá, pica-pau, joão-de-barro e outros vivem aqui  nos alegrando há dezoito anos.

A calopsita ou caturra (Nymphicus hollandicus) é uma ave que pertence à ordem dos Psitaciformes e à família Cacatuidae. Natural da Austrália, a espécie foi descrita pela primeira vez em 1792.

Em 1838 um ornitólogo ingles, John Gould, viajou para a Austrália com o objetivo de estudar a fauna e realizar desenhos de aves.

Ele foi o responsável pela fama mundial das calopsitas pois ele foi o primeiro especialista a levar calopsitas para fora da Austrália. Em 1884, a fama das calopsitas cresceu, porém foi em 1950 que a popularidade aumentou de forma bastante considerável por causa do arlequim, calopsita surgida através da primeira mutação de cor.

É uma ave muito inquieta, que pode estar horas a emitir gritos, mas podem assobiar e algumas chegam até a falar(ex:seu nome,ou alguma outra palavra que ouve com grande frequência). Apenas os machos conseguem falar, mas há algumas exceções em que as fêmeas conseguem falar.

Ele come sementes de girassol e não pode ficar exposto aos ventos e ao frio. Seu "canto' ou gritos são irritantes, mas é extremamente bonito e todos ficamos apaixonados por ele. Estamos aguardando o momento em que ele irá pronunciar um nome ou alguma palavra. Minha mãe o apelidou de "curica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário