sábado, 22 de setembro de 2012

O Portão de Brandenburgo

 Poucas são as pessoas que sabem, mas na realidade as portas de Brandenburgo foram construídas sobre outras portas.
Uma década após o fim da guerra dos trinta anos, a partir de 1658, Berlim começou a expandir-se como uma fortaleza, cercada por altos muros.
Onde atualmente existem as portas foram construídas nessa época umas primeiras, para servir como uma das entradas para a cidade.
 Na segunda metade do século XVIII, a burguesia ganhava força e o rei da Prússia, Frederico Guilherme II (Friedrich Wilhelm II), iniciou um plano de reestruturação da cidade, dando a ela mais esplendor. Esse projecto previa a construção de umas novas portas, mas o projecto sofreu constantes atrasos e somente em 1788 as antigas portas foram demolidas.
As obras foram iniciadas no ano de 1789 e duraram até 1791, seguindo os projetos do arquitecto Carl Gotthard Langhans (17321808).
Quando foi aberto ao trânsito ainda faltavam as esculturas de Johann Gottfried Schadow (17641850), e a quadriga, mas a obra completa já havia sido imaginada e projetada, sendo finalizada posteriormente a abertura.
 Entre as seis colunas dóricas passavam cinco estradas em que apenas duas (as mais extremas de cada lado) estavam abertas ao livre trânsito civil.
 A rua principal (do meio) apenas podia ser percorrida pela comitiva real.
A quadriga foi instalada em 1793, dois anos após a abertura, mas permaneceu pouco tempo sob as portas.
 As tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadem Berlim, atravessando as portas de Brandenburgo em Outubro de 1806.
Em Dezembro do mesmo ano, para simbolizar a dominação francesa,« Bonaparte manda a quadriga para Paris. Esta apenas retornou a Berlim em 1814, após a guerra da libertação  e segundo a vontade de Frederico Guilherme III, a quadriga recebeu uma cruz de ferro e uma águia prussiana, e passou a significar a vitória (antes era um símbolo da paz).
As portas ficaram completamente interrompidas para o tráfego de pedestres e automóveis por quase 30 anos, somente com a queda do muro de Berlim - na noite de 9 para 10 de Novembro de 1989, a sua reabertura foi repensada.
 Em 22 de Dezembro as portas foram reutilizadas como divisão de fronteira, e em poucos meses o muro desapareceu por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário