terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Central Park em Nova York

 O Central Park foi concebido originalmente no início de 1850 pelos nova-iorquinos e durante anos muito se debateu a respeito da sua localização. Contudo, finalmente a sua construção foi iniciada em 1857 tendo por base o projeto "Greensward Plan" de Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux.

Para a sua construção a cidade de Nova Iorque adquiriu 840 acres de terra bem no centro da ilha da Manhattan e todo o terreno teve que passar por enorme modificação para que pudesse observar o projeto original.

Centenas de trabalhadores laboraram no projeto e no inverno de de 1858 a primeira área do parque foi aberta ao público e o seu estágio final de construção iniciou-se em 1863 e não pôde ser concluído com tantos detalhes como foi concebido por conta da necessidade de conter-se despesas.

O Central Park atualmente cobre uma área de 843 acres que equivale a 6% da Ilha de Manhattan. É um dos mais belos parques públicos do mundo e atrai milhares de visitantes de todas as partes do mundo, aproximadamente 25 milhões de pessoas a cada ano.

A sua conservação fica por conta do Central Park Conservancy que é uma organização privada sem fins lucrativos fundada em 1980 e que gerencia o Central Park com a permissão da Prefeitura de Nova Iorque e do Departamento de Parques e Lazer da cidade. O seu orçamento conta apenas com a generosidade de pessoas, empresas, corporações e fundações que já conseguiram levantar mais de 300 milhões de dólares, sendo que é necessário anualmente 20 milhões de dólares apenas para a manutenção básica e operações diárias do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário