domingo, 22 de dezembro de 2013

Já Estamos no Verão

Em Cuiabá, o sol brilha o ano todo e a chegada oficial do verão para nós não muda nada. Pelo contrário, aqui chove e fica mais quente ainda. Mesmo assim é possível deixar o corpo bronzeado a mostra justamente para nos lembrarmos que é verão no Brasil.

"O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital são responsáveis pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre durante o ano. Essa diferença de radiação solar durante o ano resultou em quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.

O verão é a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Norte, o verão se estende de 21 de junho a 23 de setembro; no Hemisfério Sul, ele ocorre entre os dias 21 de dezembro a 20 de março.

Durante essa estação do ano, uma porção da Terra está mais próxima do Sol, fazendo com que os dias sejam mais longos que as noites. Esse fato faz com que vários países adotem o horário de verão, adiantando em uma hora o relógio, de forma a economizar energia elétrica e diminuir o consumo nos horários de pico.

As temperaturas são elevadas e é comum a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor. Normalmente, o verão é a estação do ano destinada às férias escolares, pois esse período é propício à realização de viagens, sobretudo para cidades litorâneas. (por Wagner de Cerqueira e Francisco)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário