segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Lapônia - "Morada" do Papai Noel

 Na região finlandesa da Lapônia, território de fronteira com a Noruega, Suécia e Rússia, está localizado um vilarejo cujo morador é muito especial nessa época do ano: o Papai Noel.

Lá, o bom velhinho passa grande parte do tempo trabalhando em seu escritório, no centro da Vila Noel em Rovaniemi - capital da Lapônia. Anualmente, recebe, em média, 700 mil cartas de crianças do mundo inteiro. Amparado por uma legião de ajudantes, o Pai Natal - como é conhecido no dialeto regional - separa e responde cada mensagem recebida.

Próximo ao Círculo Polar Ártico, a área é conhecida pela beleza e exuberância natural, pelo frio e, principalmente, por vivenciar o clima de Natal durante todos os dias do ano.

 Neste cenário está localizada a Vila Noel, com construções pensadas para levar os visitantes para dentro da magia do Natal. Diariamente, quem visita o vilarejo se encanta com luzes, pinheiros e com o personagem vestido com as tradicionais roupas vermelhas, acompanhado de renas e cães.

A vila foi construída há cerca de 60 anos por um grupo de empresários que decidiu explorar o turismo naquela região, ainda intocada pelo progresso.

O primeiro turista ilustre  foi Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos Estados Unidos, entre os anos de 1933 e 1945. A inesperada aparição, feita ainda durante as construções, ajudou a popularizar a região e espalhar os rumores de que aquele lugar encantado abrigava o Papai Noel.(Jornal A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário