quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Estrada - Cormac McCarthy

 Eu amo ler, já escrevi aqui inúmeras vezes, e alguns livros faz com que fique um bom tempo meditando sobre o assunto. Sempre recomendo aos meus alunos que primeiro leiam os livros para depois assistir o filme. No caso do filme A Estrada, é uma réplica do livro do mesmo nome.

"A Estrada se vale da lógica da narrativa on the road, dando um novo sentido a essa tradição. No lugar dos jovens transviados que recusam o sistema e o questionam numa viagem cega pelo país, 

McCarthy apresenta um pai e um filho que se movem numa terra devastada. O planeta foi destruído por uma hecatombe qualquer, e não restam animais, comida, plantas – apenas cinzas.

Projeção de nossos medos mais profundos, esse tempo futuro parece reeditar uma idade primitiva. Os poucos sobreviventes comem carne humana. Contam, como último recurso, com duas balas no revólver, uma para cada um.  

 O filho já nasceu nessa realidade terrível. Sua mãe preferiu o suicídio, mas o pai desenvolveu nele uma crença na humanidade, apesar dos exemplos contrários. 

Eles são "os caras do bem", que buscam outros iguais, ainda que sejam caçados durante a jornada. Mesmo sem nenhuma perspectiva, esses heróis continuam praticando sua crença na estrada. 

 A trajetória dos dois personagens é uma viagem ao inferno, descrita com uma crueza que deixa o leitor sem fôlego. O mundo pós-apocalíptico de McCarthy tem uma intensidade terrivelmente plausível. A única forma de enfrentá-lo seria pelo exercício da bondade, cultuado no romance como uma espécie de fogo sagrado."(Revista Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário