segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Katniss e sua Pérola

 Quando eu completei quinze anos ganhei de meus pais um anel com garras de ouro e uma pérola bem no meio delas. Eles compraram a prestação na única joalheria que tinha aqui em Cuiabá, a joalheria Miraglia.  Eu usava o anel somente em festividades e um dia um ladrão o levou junto com outras peças menos importantes.

Eu senti uma grande emoção ao ler nos Jogos Vorazes - Em Chamas quando Peeta deu para Katniss uma pérola que acabara que retirar de uma ostra. E essa emoção repetiu-se no filme ao assistir a cena.

Aqui vou escrever as passagens onde descreve-se sobre esse presente tão importante e que no final do livro A Esperança parece que queimou junto com as roupas da Katniss.

"Peeta limpa a pérola na água e a estende para mim. Para você.
(...) Sim, vou ficar com ela. Pelas poucas horas que me restam de vida, vou ficar com ela bem grudada em mim. Este último presente de Peeta. O único que realmente posso aceitar. Talvez ela me dê força nos momentos finais."

Realmente a pérola deu-lhe força em todos os momentos como ela mesma diz "eu me recosto na cama com as pernas cruzadas e começo a esfregar a superfície lisa e iridescente da pérola de um lado para o outro em meus lábios. Por alguma razão, o contato é tranquilizador. Um beijo frio de quem me deu o presente".

Quando ela começou a ser "quebrada" pelo desespero e ausência de Peeta "dou um nó para prender a pérola no canto do paraquedas e enfio tudo no fundo da bolsa, como se fosse a vida de Peeta e ninguém tivesse o direito de tirá-la enquanto ela estivesse sob minha guarda.

Depois de quase morrer nas mãos de Peeta, Katniss pede para ir para o distrito 2 e lá ela reflete "só agora que ele foi corrompido, consigo apreciar totalmente o verdadeiro Peeta. (...) A delicadeza, o equilíbrio, a afetuososidade  que deixavam um inesperado rastro de calor humano. Às vezes, quando estou sozinha, tiro a pérola de seu domicílio, o meu bolso, e tento me lembrar do garoto com o pão, os braços fortes que espantavam meus pesadelos no trem, os beijos na arena."

Ao sair com seu esquadrão para combater na Capital "deslizo a pérola para o bolso de meu uniforme. Um símbolo do garoto com o pão". Depois dessa passagem somente mais uma vez a pérola é mencionada "(...) deslizo-a para o bolso da calça, onde faz um clique ao se chocar com a pérola".

Eu acredito que Katniss teria um lindo anel de casamento se a pérola não tivesse desaparecido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário