sábado, 8 de fevereiro de 2014

As Monarquias Européias na Atualidade

                                            Família Real da Inglaterra

"Em pleno século XXI, constatamos na Europa a manutenção de diversos Estados que ainda adotam a monarquia como forma de Governo. Tradicionalmente, diversos países, hoje republicanos, como Portugal, França, Itália, Áustria e Alemanha, já foram monarquias. Hoje em dia, países importantes do continente europeu adotam a monarquia. São eles: Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suécia, Noruega e Dinamarca.

Além destes 7 reinos  há ainda na Europa: ” três principados (Liechtenstein e Mónaco, sendo Estados independentes, e Gales, incorporado no Reino Unido), um ducado(Ilhas do Canal, do Ducado da Normandia), um Grão-Ducado (Luxemburgo), e um Estado soberano como cidade-estado (Cidade do Vaticano). Além disso, há o caso peculiar de Andorra (em que o Bispo de Urgel e o Líder Francês, atualmente o Presidente da França são co-príncipes).
                                           Família Real da Espanha

 É evidente que o poder atribuído aos monarcas está esvaziado na atualidade, cumprindo aqueles o papel de chefe de Estado (nas monarquias constitucionais, o papel de Chefe de Governo é atribuído ao Primeiro Ministro, como ocorre no Reino Unido, ou ao Presidente de Governo, como é o caso da Espanha).
                                            Família Real da Holanda

Além do mais, os países europeus que adotam a monarquia possuem alto índice de desenvolvimento humano e boa distribuição de renda. Que o digam Suécia, Dinamarca e Noruega, que lideram a maioria dos rankings que analisam a qualidade de vida em todo o mundo."
                                                Família Real da Bélgica

Nenhum comentário:

Postar um comentário