sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Prêmio Pulitzer

 "Esse prêmio norte-americano, é muito almejado por quem se dedica a obras nas áreas do jornalismo, literatura e música, são anuais e divididos atualmente, em 21 categorias. Em vinte dessas categorias os prêmios são de dez mil dólares e o ganhador recebe um certificado. A administração do prêmio cabe à Universidade Columbia, de Nova York, e é o mais importante e respeitado do jornalismo dos Estados Unidos e é anunciado sempre no mês de abril.

 Criado em 1917, seis anos após a morte de Joseph Pulitzer, húngaro naturalizado americano, uma figura intensa indomável; Pulitzer foi o mais habilidoso dos editores do jornal, era então dono do St. Louis Dispatch e New York World. Foi ainda o primeiro a pedir a formação de jornalistas em nível universitário em uma escola de jornalismo. Esse estrangeiro manifestou em vida sua vontade de criar um prêmio que estimulasse ao jornalismo e às artes.

 Em seu testamento de 1904 deixou a criação de quatro categorias para o prêmio, porém previu que esse número poderia alargar-se e para tanto estabeleceu um conselho supervisor de consultoria e quis que o poder “de suspender ou alterar qualquer assunto ou assuntos, substituindo, no entanto, outros em seus lugares, se no acórdão do conselho de tal suspensão, alterações ou substituições devem ser propício para o bem público ou fundidas aconselhável por necessidades públicas, ou por motivo de mudança de tempo."

 Ele também autorizou ao conselho reter qualquer concessão onde as recomendações se apresentassem  abaixo dos padrões de excelência. A atribuição de poderes para o conselho foi tal que poderia ignorar as recomendações para as sentenças proferidas pelos júris criados posteriormente em cada uma das categorias."(Infoescola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário