terça-feira, 15 de abril de 2014

A Lua de Sangue

"Tido para religiosos e ocultistas como “Luas de sangue” ou “Luas sangrentas”, o primeiro eclipse total da Lua em 2014, que a deixará na cor vermelha, aconteceu na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril.

O fenômeno, que será visível nas Américas do Norte e do Sul, é o primeiro de uma série de quatro eclipses lunares, sendo dois este ano e dois em 2015. O evento será visível por 78 minutos, desde que o tempo colabore com céu limpo e sem nuvens.

A despeito da visão religiosa do evento, o fenômeno é puramente científico, Ele acontece porque, durante a passagem da Terra à frente da Lua, o satélite não ficará totalmente encoberto, mas ficará em uma área conhecida como “umbra”, onde a luz do Sol vai atravessar as camadas da atmosfera da Terra antes de chegar ao nosso satélite. Esse efeito de luz “filtrada” vai gerar a sensação da cor vermelha na superfície da Lua.

Para os mais crédulos, a Lua de Sangue é temida devido a uma citação bíblica, no livro de Apocalipse, em 12º E, que diz: “E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro, e a lua tornou-se como sangue.” Algumas culturas creem que esse momento lunar anuncia guerras e tragédias.

Não pode ser atribuído a coincidência, que todas as quatro luas sangrentas de 2014/15 se verifiquem durante festivais religiosos de Israel, juntamente com dois eclipses do Sol também em dias importantes em 2015.

 Haverá uma lua sangrenta no 14º dia do mês Nissan, em 2014, na data da celebração da Páscoa judaica em Israel (Lev. 23:5). Nissan é o primeiro mês do calendário religioso judaico. No 15º dia do sétimo mês (Tishri), quando começa a festa dos Tabernáculos (Lev.23:34), haverá outra lua sangrenta. 

E em 2015 repetir-se-á exatamente o mesmo cenário. Devido ao ano lunar de Israel, estas datas coincidem todas com a lua cheia e nestas ocasiões a lua tornar-se-á cor de sangue. 

Além dos eclipses lunares, haverá também dois eclipses do Sol em 2015 – um no primeiro dia de Nissan e de novo outro no primeiro dia de Tishri. Rosh Hashanah (Novo Ano judaico) celebra-se no 1º dia de Tishri, que é o começo do seu calendário civil."(Noticias-14/4/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário