quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro

Comemora-se hoje 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, proclamado pela Conferência Geral da UNESCO, em 1995, com o objetivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade. 

 Nesta data celebra-se também o Direito de Autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, o direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do patrimônio e dos valores culturais.

 A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca, Garcilaso de la Veja e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, "a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade" (UNESCO).

 A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo mundo. Todos os anos o Comitê da Unesco nomeia a Capital Mundial do Livro.

"Apesar de toda a tecnologia disponível atualmente, que possibilita ler qualquer livro que seja em um aparelho de celular, por exemplo, folhear as páginas de um bom exemplar ainda é algo muito mais atrativo para os amantes da leitura.

“Eu acho que a magia de ler um livro nunca vai acabar. Você pegar um exemplar, sentir como se ele tivesse sido feito exclusivamente para você, e viajar naquela história, é algo único. Quem é amante da leitura nunca vai deixar de fazer isso. E quem não é ainda se encanta, e se torna também”, disse Maria Cecília, que é fã de livros religiosos e de autoajuda, enquanto o marido gosta mais dos de guerra e história."(Dourado news e noticias Angola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário