terça-feira, 16 de setembro de 2014

Stroopwafel - A Delicia Holandesa em Cuiabá.

A semana passada, desde o dia 10 até 13, foi repleto de surpresas pela passagem de meus 54 anos. Eu fui surpreendida pelos alunos do 3º C e B do período Matutino com bolos, de chocolate é claro, salgados e refrigerantes.

Já no sábado, 13, foi comemorado os aniversariantes do mês de setembro dos professores do Liceu Cuiabano. A festa foi realizada em grande estilo com direito a entrada de pratos frios, jantar e três tipos de sobremessa. Havia também água, suco, refrigerantes e cerveja e nos divertimos até duas horas da manhã; com direito a músicas dos anos 80 a década que nunca termina...

Eu também fui surpreendida pelo meu sobrinho André que me presenteou com uma lata de stroopwafel e fiquei tão emocionada pelo gesto que resolvi pesquisar sobre a história dessa delícia holandesa. A lata lindamente decorada encontra-se em minha estante ao lado de minha coleção de canecas de minhas sagas favoritas.

"A história do stroopwafel remete à Holanda do século XVIII. Durante este século a Companhia Holandesa das Índias Orientais possuia importantes rotas comerciais como a da África do Sul, do Caríbe e da Indonésia. Foi a união de especiarias vindas de suas colônias que possibilitou a criação do stroopwafel. Do Caribe usou-se o açúcar mascavo e da Indonésia a canela.

Há indícios da existência do biscoito desde 1784, entretanto a primeira receita escrita, pertencente à um padeiro chamado Kamphuisen Gerard, que abriu uma padaria em Gouda em 1810, é datada de 1840.

No final do século XVIII havia mais de 100 produtores de stroopwafel na cidade de Gouda, que permaneceu como o único local de produção do biscoito até 1870. A partir daí feiras e festivais por toda Holanda passaram a ter fazedores de stroopwafels, ou bakkers (confeiteiros) como são chamados localmente.

Originalmente o stroopwafel era feito com sobras de biscoitos que eram trituradas, amassadas e assadas para depois serem cortadas ao meio e recheadas com um melado à base de açúcar e manteiga. Por ser feito com sobras de materiais baratos tinha o apelido de biscoito dos pobres. Atualmente o biscoito é feito usando-se farinha, açúcar, ovos, sal e manteiga derretida. Na Holanda cada bakker possui sua tradicional receita que é transmitida há gerações. Os mais tradicionais não entregam este segredo por nada. Essas diferenças entre as receitas seculares faz com que se possa encontrar stroopwafels com sabores bem distintos."(sobremesasdomundo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário