quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Wind of Change - Scorpions



Eu estou preparando meus alunos dos 3ºs para o ENEM e atualmente estamos estudando sobre a Guerra Fria(1946 a 1991). Para fixar o conteúdo hoje eu apresentei a música Wind of Change” do grupo Scorpions que representa muito bem esse período histórico.

"Wind of Change” foi lançada em 1990 no álbum “Crazy World” e inspirou-se nos "ventos de mudança" que atingiam a Europa com o término da Guerra Fria, o desmembramento da União Soviética, e a queda do Muro de Berlim.

 Em 1989, a banda se apresentou no “Moscow Music Peace Festival”, um evento que visou promover a paz no mundo e estabelecer a cooperação internacional na luta contra às drogas naquela região.

Além do Scorpions, também marcaram presença bandas como Bon Jovi, Cinderella, Skid Row, Mötley Crüe e Ozzy Osbourne. O guitarrista Rudolf Schenker ficou bastante impressionado com a quantidade de russos que estavam curtindo as canções dos Scorpions, apesar de ser uma banda alemã.

O vocalista Klaus Meine disse ao NME:
"Todo mundo estava lá: o Exército Vermelho, jornalistas, músicos da Alemanha, da América, da Rússia, o mundo inteiro em um único barco. Foi como uma visão, todo mundo estava falando a mesma língua, e foi uma vibração muito positiva. Aquela noite foi a inspiração básica para “Wind Of Change”.

A banda também gravou uma versão em russo da música, sob o título “Ветер перемен” (Veter Peremen), e uma versão em espanhol chamada “Vientos de Cambio”.

Com relação a letra, Moskva é o nome do rio que atravessa Moscou (a cidade e o rio são nomeados de forma idêntica em russo) e Gorky Park, é um parque de diversões que recebeu esse nome em homenagem a Maxim Gorky, um escritor comunista famoso. “Balalaika” é um instrumento de cordas muito popular na Rússia, semelhante a uma guitarra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário