quarta-feira, 17 de junho de 2015

30 Anos dos Goonies, O Filme

Nunca é demais lembrar tudo de bom que aconteceu nos anos 1980 e os Goonies é um filme que marcou nossa geração. O livro também é legal, mas eu particularmente gosto do filme e recomendo, pois mostra os tipos de brincadeiras e desejos que toda criança tinha, seja no interior dos EUA ou aqui em Cuiabá: se divertir pura e simplesmente ou preservar as amizades reais feitas na escola ou na rua do bairro.

"O ano era 1985. O cinema vivia o auge dos chamado "gênero adolescente dos anos 1980". Influenciado por blockbusters como Tubarão (1975) e Guerra nas Estrelas (1977), uma nova geração de aventuras lotavam as salas de cinema. Só em 85, estrearam clássicos como De volta para o Futuro, O Feitiço de Áquila, Clube dos Cinco, e a divertida caça ao tesouro de Os Goonies, que completou exatos 30 anos no último domingo (07).

Dirigido por Richard Donner, o filme teve produção executiva de Steven Spielberg, que anos antes também tinha apresentado um personagem icônico do cinema em Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981). Juvenil e divertida, a trama apresenta um grupo de adolescentes, os Goonies, em busca de uma maneira de salvar o bairro onde vivem de iminente demolição, o que os leva à caçada do tesouro perdido de Willie Caolho.

Personagens carismáticos como Bocão, Gordo, Mikey e Brand e o destemido Sloth renderam momentos que ficaram eternizados na memória afetiva de quem viu o filme na época, ou nas inúmeras reprises da Sessão de Tarde. Foi no filme, aliás, que surgiram atores que ficariam conhecidos ao longos das próximas três décadas, como Josh Brolin (Onde os fracos não tem vez), Sean Astin (O Senhor dos Anéis) e Joe Pantoliano (Matrix).

Cenas e diálogos icônicos são relembradas em diversas listas de melhores filmes dos anos 1980, como a infame frase dos "instrumentos de tortura sexual" de Bocão.

 Apesar do sucesso, Os Goonies não rendeu continuações, como De volta para o futuro. Uma nova chama de esperança se acendeu no coração dos fãs quando, em 2014, o diretor Richard Donner anunciou que estava avaliando roteiros para a segunda parte. Josh Brolin e Sean Astin, protagonistas do original, demonstraram interesse em retornar, apesar dos detalhes da trama não terem sido anunciados. Aos fãs, resta torcer para que tudo se concretize, e dar play em Os Goonies. Embarcar na aventura mais uma vez, 30 anos depois."(www.diariodepernambuco.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário