sexta-feira, 12 de junho de 2015

Beijar: É muito Gostoso!!!!

O dia 12 de Junho no Brasil é comemorado o Dia dos Namorados. Há pouco eu estava lendo a Revista Mundo Estranho desse mês e deparei-me com uma reportagem sobre os efeitos do beijo em nosso corpo. E o dia dos namorados é um excelente motivo para trocar muitos beijos...

Beijar é muito bom  e como diz pesquisas científicas em "cada beijo são trocados:
. 9 mg de água
.0,711 mg de gorduras
. 0,45 mg de sais
.250 tipos de bactérias e vírus, que permanecem na boca por até três dias(mesmo se você escovar os dentes)."
E que o encontro de bocas "estimula a produção de ocitocina, o mesmo hormônio que instiga vínculos entre o bebê e a mãe, causando uma sensação de tranquilidade. Além disso, o beijo aumenta o nível do hormônio responsável pelo prazer, enquanto o cortisol, relacionado ao estresse, diminui."
O beijo nos desperta sensações incríveis e a "carícia aumenta a produção de dopamina. Essa substância faz o cérebro buscar sensações de prazer, como as sentidas por viciados em games ou doces, e pode causar perda de apetite e insônia, sintomas associados à paixão, Ainda está envolvida a noradrenalina, que controla a excitação física e mental."
Um simples beijo pode provocar "mudanças fisiológicas também: pulsação e pressão sanguínea aumentam, deixando as bochechas avermelhadas; a respiração fica irregular e intensa; as pupilas dilatam - um dos motivos pelos quais fechamos os olhos - e pode haver suor. Essas reações alteram o estado emocional, driblando barreiras psicológicas que tornam as pessoas mais cautelosas".
O beijo mais gostoso e prazeroso pode transmitir doenças como "a saliva transmite doenças como gripe, hepatite A e herpes(o famoso "sapinho"). Tem também a mononucleose, apelidada de "doença do beijo", causada pelo vírus Epstein-Barr. Ela entra no corpo pela mucosa da boca e causa febre, inchamento dos gânglios do pescoço e axilas e mau funcionamento do fígado"
E não tem resista a um beijo bem dado, pois "o músculo orbicular é um dos mais ativos da boca. É ele quem regula o formato enquanto falamos, comemos e, claro, beijamos. Mas essa é apenas a principal engrenagem do beijo: ao todo, 29 músculos são movimentados - 17 na língua e 12 nos lábios. Para alguns dermatologistas, esse trabalho muscular mantém o rosto jovem".





Nenhum comentário:

Postar um comentário