quarta-feira, 21 de outubro de 2015

30 anos do Filme De Volta para o Futuro

"Há exatos 30 anos chegava aos cinemas pela primeira vez o clássico da cultura pop “De Volta para o Futuro”, jogando o protagonista Marty McFly no distante passado de 1955. Quatro anos depois, a jornada foi para o longínquo e mirabolante futuro de 2015.

Marty McFly chegou ao futuro no dia 21 de outubro de 2015, também conhecido como esta quarta-feira. Em algum lugar do mundo, um DeLorean utilizando 1.21 gigawatts trouxe um garoto e um cientista de cabelos brancos diretamente de 1985. Ou pelo menos assim seria se vivêssemos num mundo de ficção.
Sim, já estamos em 2015, e o futuro já é presente. Então onde estão nossos skates voadores? Embora haja algumas iniciativas do tipo, o hoverboard não chegou, e talvez nunca chegará ao patamar visto nos filmes.
Mas isso não significa que o filme errou completamente. Na verdade, várias das “previsões” feitas naquela época acabaram se tornando realidade. Confira a lista, publicada originalmente no Mashable:

Os óculos multiuso
Reprodução 

Marty McFly é apresentado a uma realidade em que todos usavam óculos conectados com várias funções, incluindo assistir TV ou atender chamadas telefônicas. Hoje temos aparelhos como o Google Glass, o Oculus Rift e até mesmo o HoloLens que realizam funções similares. Na verdade, o HoloLens parece ser o mais próximo do que eram os óculos do filme.
Mas, é claro, nenhum destes produtos é tão popular quanto foi apresentado na obra.

Portas com leitura de impressão digital
A tecnologia de biometria já está até no seu celular, então é claro que já tem como destrancar uma porta apenas encostando a ponta do seu dedo em um leitor. Em Barcelona, já há um hotel que utiliza o recurso, e outro em Singapura que já está começando a implantá-la. E se você procurar a fundo, não deve ser difícil encontrar trancas biométricas para sua casa.

Os tênis que se auto-amarram

Reprodução 

Bom, este item é mais ou menos uma trapaça. A Nike criou realmente 1,5 mil réplicas dos tênis exibidos no filme e os leiloou, destinando o lucro a entidade de combate ao Parkinson mantida por Michael J. Fox, ator que protagonizou a série “De Volta para o Futuro”. No entanto, os sapatos não amarravam os cadarços sozinhos.
Mas a história não acabou. Tinker Hatfield, designer da Nike que criou os tênis para o filme diz que a empresa planeja lançá-los ainda neste ano. O modelo seria uma versão repaginada do que foi leiloado em 2011, com a capacidade de amarrar seus cadarços sozinho. A Nike continua falando em lançá-los neste ano.

Videochamadas pela TV
Em 1989, isso era simplesmente uma ideia absurda, com as TVs de tubo da época, mas hoje isso é banal. Algumas Smart TVs têm a funcionalidade embutida; também é possível usar consoles como o Xbox One para falar com seus conhecidos direto pela sua TV.

Tablets

Reprodução 

Os personagens do filme carregam com si os tablets. Eles não demoraram muito para ser realidade, no entanto, já que no início dos anos 1990, começaram a surgir as primeiras unidades comerciais da categoria, que foi alçada novamente ao mainstream em 2010, com o iPad.

Filmes 3D, e a evolução da tecnologia 3D
Em determinado momento, Marty McFly é atacado por um tubarão holográfico perto de um cinema. Nós ainda não desenvolvemos tão bem a holografia a este ponto, é verdade, mas os filmes em 3D são uma realidade absoluta, e a tecnologia evoluiu muito, chegando ao ponto de ser possível enxergar o efeito de profundidade em uma tela mesmo sem óculos, como é o caso do Nintendo 3DS.

Jogos que não usam controles
No distante futuro de 2015, jogar com um tipo de controle nas mãos é como um brinquedo para bebês, diz uma criança. Hoje nós já temos o Kinect, por exemplo, mas ele não é nem de longe considerado o jeito mais “hardcore” de se jogar videogame. Na verdade, é o contrário."(olhardigital.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário