quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Carlos A. Brilhante Ustra - Comandante do DOI-CODI

 Eu estou trabalhando com meus alunos sobre a História da Ditadura Militar,1964-1984, no Brasil e já falamos sobre os órgãos da repressão existente no país. Eu apresentei uma reportagem do Jornal da Record sobre os "porões da ditadura" e numa delas a figura do Comandante Ustra foi destaque. E para nossa surpresa acabamos de ler a notícia que reproduzirei abaixo:

 "Morreu na madrugada desta quinta, no Hospital Santa Helena, o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra. Ele foi comandante do Destacamento de Operações Internas (DOI-Codi) de São Paulo no período de 1970 a 1974, durante a ditadura militar. O coronel estava tratando contra câncer.

Ustra foi acusado pelo Ministério Público Federal por envolvimento em crimes como o assassinato do militante comunista Carlos Nicolau Danielli, sequestrado e torturado nas dependências do órgão. Em 2008, tornou-se o primeiro militar a ser reconhecido, pela Justiça, como torturador durante a ditadura.

Em maio de 2013, ele compareceu à sessão da Comissão Nacional da Verdade. Apesar do habeas corpus que lhe permitia ficar em silêncio, Ustra respondeu a algumas perguntas. Na oportunidade, negou que tivesse cometido qualquer crime durante seu período no comando do DOI-Codi paulista. Disse também que recebeu ordens de seus superiores no Exército para fazer o que foi feito, e que suas ações à frente do órgão tinham como objetivo o combate ao terrorismo.

Em abril de 2015, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, suspendeu uma das ações penais contra Ustra, que tramitava na Justiça Federal em São Paulo. Atendendo pedido feito pela defesa do militar, a ministra disse, na decisão, que era necessário aguardar o julgamento da Lei de Anistia, pela própria Corte."(Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário