terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Escola de Teatro Bolshoi do Brasil

O bom das férias, ainda que poucos dias até as férias de verdade, é poder assistir TV e descobrir coisas que não se sabia... Eu estava assistindo o Jornal da Band e foi mostrado uma série de reportagens sobre o Balé Bolshoi no Brasil. E eu fiquei, como assim? Esse balé é da Rússia e existe uma extensão no Brasil?

Eu fui as lágrimas ao assistir e resolvi buscar na net algo sobre essa Escola...

"Fundada há 16 anos, a Escola de Teatro Bolshoi do Brasil segue as técnicas da matriz russa. "Não existe uma escola Bolshoi na Rússia. Existe o Teatro Bolshoi da Rússia. A escola é uma peculiaridade nossa; uma escola russa em solo brasileiro. Então, a gente tenta manter a tradição russa, com o frescor da cultura brasileira", diz Maikon Golini, de 23 anos, ex-aluno e agora professor da instituição. A escola conta com professores brasileiros e russos, o que ajuda nessa mistura.
 

Na escola, os alunos viram bolsistas e não precisam pagar absolutamente nada. Hoje são 237 alunos. O curso é dividido em séries e pode durar até oito anos, dependendo do desempenho e das habilidades de cada estudante. “É como a escola normal, com grade horária e provas semestrais. A única diferença é que, em vez de Matemática e Português, a gente tem dança clássica", afirma Maikon. “Tem um leque de disciplinas a cumprir. E não é só balé: tem dança contemporânea, dueto de dança clássica, dança brasileira, dança a caráter russa. E ainda disciplinas teóricas, como história da dança, da música e do teatro", completa o professor.

 




 E nada de deixar a escola normal de lado! Os alunos do Bolshoi no Brasil precisam de bom desempenho, sem notas abaixo da média. "A gente faz o que gosta, então não vê as dificuldades. Corremos atrás de tudo para sempre ter um bom resultado no final", diz o aluno Alickson Szukura, de 16 anos. "Sempre que aparece um exercício novo, a gente fica nervoso pra correr atrás disso o quanto antes. Não que seja difícil ou algo assim, mas porque a gente passa por etapas. A cada série, a gente aumenta a nossa capacidade e a nossa responsabilidade também". Os alunos apresentam um grande espetáculo ao mês. Além disso, eventualmente acontecem viagens de intercâmbio entre brasileiros e bailarinos russos. Quanta experiência!
 
Coordenadora de eventos da escola Bolshoi Brasil, Sylvana Albuquerque organiza os processos de seleção e diz que há duas possibilidades para um candidato entrar. Dos 9 aos 11 anos, a criança faz avaliações com fisioterapeutas, ortopedistas e professores de educação física para analisar a estrutura corporal e o potencial. Depois, é a vez de avaliações artísticas, musicais e cognitivas. "Com essa idade, a criança não precisa ter conhecimento em dança. São alguns movimentos que vão indicar o potencial para ela se desenvolver", explica Sylvana.

 

Dos 12 aos17 anos, a exigência é bem maior. O candidato já precisa ter conhecimentos prévios. Não é possível começar do zero. Se aprovado, o aluno é encaixado na turma condizente com a sua faixa etária e com as suas habilidades. "Para os mais velhos, é esperado o conhecimento em dança. Quanto mais próximo dos 17 anos, maior será a exigência técnica", explica a coordenadora.

A seleção para os alunos mais velhos normalmente acontece em julho. O teste para os mais novos é em outubro. São centenas de candidatos de todo o país tentando entrar para a escola do Bolshoi e trilhar uma carreira na dança. O número de vagas varia a cada ano. "Querer é um fator muito importante. O brilho nos olhos, de que a pessoa quer aquilo, é importante. Mas o aluno também tem que ter disciplina e força de vontade, além das questões artísticas", afirma Sylvana."(gutennews.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário