sábado, 17 de dezembro de 2016

Os Sete Livros das Crônicas de Nárnia


As férias estão mais próximas e como digo sempre, nada como aproveitar para curtir uma boa leitura. E o clássico da literatura mundial As Crônicas de Nárnia é indispensável para quem gosta de ler. Esse livro maravilhoso foi transformado em filme, mas nada como conhecer os detalhes do mundo mágico de Nárnia. Então, para quem nunca leu recomendo, pois vale a pena entrar pela "porta do guarda-roupa" e descobrir um vasto mundo de magia e encantamentos. E não existe apenas a história dos Pevensie, uma vez que são sete livros em um.
 

 
  "O Sobrinho do Mago

A história: Na Inglaterra victoriana, as crianças Digory Kirke e Polly descobrem, por acaso, anéis mágicos do tio de Digory, André. Os anéis são passaporte para outros mundos. Ao tentar escapar do enfurecido tio, eles vão parar em Charn, terra à beira da extinção e lar da Feiticeira Branca. Por acidente, as crianças levam a bruxa primeiro para a Inglaterra, e em seguida para um lugar onde um leão — Aslam — está criando um mundo novo: Nárnia.
 

A referência: Gênesis puro. Inclusive com uma maçã — que a Feiticeira Branca, a despeito das ordens de Aslam, come.

 O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupas

A história: Durante a Segunda Guerra Mundial, os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie vão para uma casa no interior da Inglaterra. A casa é de Digory Kirke, agora um respeitado professor, e possui um armário que serve de portal para Nárnia. As crianças descobrem a passagem mágica. Nárnia agora é governada pela Feiticeira Branca, que decretou um inverno eterno — e, para piorar, sequestrou Edmundo. A esperança é que Aslam volte e coloque ordem na casa.
 

A referência: Aslam se sacrifica e ressuscita. Coisa de gente poderosa, como Jesus Cristo. E os Pevensie são "filhos de Adão" e "filhas de Eva".
 











 O cavalo e seu menino
A história: O menino Shasta vive na Calormânia, uma terra ao sul de Nárnia, como escravo. Graças a Bri, um cavalo falante que se perdeu fora dos limites narnianos, consegue fugir e ambos decidem ir para a terra de Aslam. No meio da aventura, o cavalo e o menino esbarram com Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, adultos e soberanos de Nárnia, na época de ouro do país. No fim, num morro, encontra Aslam, que o havia ajudado em segredo o tempo todo.
 


A referência: Shasta é um escravo numa terra ao sul. Foge para a "terra prometida" e encontra Aslam num monte. Como Moisés, dos Dez Mandamentos.
 

Príncipe Caspian

A história: Pelo tempo de Nárnia, passaram-se 1.300 anos depois do glorioso reinado dos irmãos Pevensie. Nárnia foi tomada por telmarinos, que vieram de terras a Oeste. Eles haviam empurrado os animais e criaturas míticas falantes para o ostracismo e passaram a tratá-los como lendas. Miraz, usurpador do trono, ganha um herdeiro e, com isso, ameaça a vida do príncipe de direito, Caspian X. Ele foge e chama a ajuda dos reis do passado — Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia — e dos animais falantes para retomar o trono.
 

A referência: Existe a apostasia, na forma dos telmarinos conquistadores que tentam eliminar os narnianos originais e seus costumes

  A viagem do Peregrino da Alvorada

A história: Edmundo e Lúcia voltam a Nárnia, junto com o supermala primo Eustáquio Mísero. Caem direto no mar e são resgatados pelo agora rei Caspian. A bordo do navio Peregrino da Alvorada, Caspian reuniu companheiros e está numa missão de encontrar os sete fidalgos, amigos de seu pai e que partiram pelo mar. Ao mesmo tempo, a tripulação planeja desbravar os mares do leste. E, quem sabe, achar o país de Aslam.
 

A referência: Eustáquio não acredita em Aslam até vê-lo. É como Paulo de Tarso, que não acreditava em Jesus, mas depois passa a pregar a palavra Dele.
 

A Cadeira de Prata
 

A história: Eustáquio e Jill Pole são chamados, por Aslam em pessoa, para achar o príncipe Rilian, filho do já idoso (e à beira da morte) rei Caspian. O rapaz foi raptado por gente das terras agrestes ao norte de Nárnia, habitada por gigantes. Na busca, são ajudados por um estranho Paulama. E acabam por descobrir que o príncipe foi sequestrado — e hipnotizado — pela Feiticeira Verde, que mora num submundo e planeja, através do próprio Rilian, tomar Nárnia.
 

A referência: Para buscar Rilian, as crianças descem até as profundezas da terra. É o próprio inferno. Com direito a diabo querendo dominar o mundo.
 

A Última Batalha
 

A história: Muitos anos se passaram. Um macaco chamado Manhoso e um burro chamado Confuso encontram uma pele de leão e começam a se passar por Aslam. Ganancioso, o macaco faz uma aliança com os calormanos, que ganham a chance de conquistar Nárnia. O rei Tirian, descendente de Caspian, os combate, mas seu exército não é suficiente contra os inimigos. Na iminência da derrota, consegue pedir socorro aos irmãos Pevensie e a todos os humanos que já haviam entrado em Nárnia, para evitar o fim da terra mítica como todos conhecem.
 

A referência: É o mundo perto do fim, numa decorrida cada vez mais irreversível. Seria o Apocalipse?"(www.bemparana.com.br)














Nenhum comentário:

Postar um comentário