segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Mais uma Brasileira Influente nas Ciências


No Brasil onde a Saúde é "moeda de campanha política" e os investimentos quase nunca acontece e quando ocorre a corrupção leva, a notícia de que uma brasileira foi escolhida como uma das mais influentes de 2016 é uma grata satisfação.

O vírus Zika assombrou o Brasil em 2015/2016 tem relação com o mosquito  Aedes aegypti que provoca a dengue e combatê-lo é responsabilidade de cada cidadão e também das prefeituras.

Com a chegada  do verão e, com a elevação das temperaturas e a intensificação das chuvas, a infestação de mosquitos é mais intensa. O clima mais quente e úmido facilita a eclosão dos ovos do Aedes aegypti, aumentando a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya.

"Celina Turchi, pesquisadora da Fiocruz de Pernambuco, foi eleita uma das 10 personalidades do ano de 2016 na ciência pela revista britânica Nature.

Graduada em 1981 na UFG, Celina Turchi tem mestrado em epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine/UK e doutorado pelo Departamento de Medicina Preventiva da USP. Com experiência na área de Epidemiologia das Doenças Infecciosas, Turchi contribui atualmente como Pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - Fiocruz/Pernambuco.

Além de seu longo histórico de pesquisas, Turchi destacou-se em 2016 por seu trabalho para o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a microcefalia em bebês.

A revista Nature destaca que Turchi integrou uma rede de epidemiologistas, pediatras, neurologistas e biólogos que levou a resultados "formidáveis". Segundo a publicação, quando Turchi e seus colegas começaram suas pesquisas, o conhecimento sobre o zika era extremamente limitado.

Ao saber que integrava a lista das 10 personalidades do ano da Nature, Celina afirma que se trata de um reconhecimento do trabalho de um grupo e não apenas dela.

"Estou grata e entendo que esse foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, não só de nós pesquisadores, mas por todos profissionais de saúde envolvidos. Foi fruto também da oportunidade de poder contar com grupos experientes e qualificados de laboratório, clínica, neurologia e com apoio da instituição," declarou Celina."(www.diariodasaude.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário