quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Kyra de Paula Dias Garcia

As férias estão chegando e é tempo de viajar, ir ao cinema, fazer maratona na netflix, encontrar os amigos no shopping e principalmente ler. Ler sem compromisso, apenas para "viajar no mundo mágico" de um bom entretenimento.
 

Aviso aos meus alunos leitores que continuarei doando meus livros para quem curte esse hobby maravilhoso, entretanto, agora estou levando para a biblioteca e não mais para o armário da Sala 2. Muitos emprestam e "esquecem" de devolver, por isso façam uma visitinha à biblioteca.
 

Vocês poderão se deleitar com o livro Kyra, muito bem escrito por uma menina de 15 anos, e descobrir que no Brasil temos excelentes escritores para adolescentes.
 

"Os mundos fantásticos sempre renderam bom divertimento para os amantes da literatura. Da Terra Média de J.R.R. Tolkien, passando pela Nárnia de C.S. Lewis, e chegando aos encantos do mundo mágico clandestino de J.K. Rowling, a ficção fantástica arrebanha milhões de fãs no mundo todo e vira objeto de culto por gerações.  
Nos últimos anos, os mundos de fantasia ganharam um toque de brasilidade com o ingresso de novos escritores no mercado editorial. Nomes como André Vianco e Jorge Tavares são conhecidos representantes da fantasia nacional, e é esse nicho que Paula Dias Garcia pretende atingir com o romance Kyra.

A jovem escritora, de apenas quinze anos, nos apresenta, nas quase 350 páginas do livro, ao reino de Thargarem, uma terra habitada por elfos, ninfas e feiticeiros. É nesse mundo que vive Kyra, uma ninfa que, ao atingir a idade adulta, entra no Instituto Arcádia, uma instituição de ensino onde jovens selecionados aprimoram seus poderes. Enquanto Kyra inicia seus estudos, e sonha servir à corte real de Thargarem, seu amigo Aëron se envolve com a Resistência, um grupo que, historicamente, se opõe a realeza. Em lados opostos, os amigos se vêem diante de uma conspiração política, que pretende destronar a Rainha e assumir o comando do Reino.
 
Mas deixando de lado os entretantos, Kyra desenvolve bem sua história central, seja com boas pitadas de fantasia, seja com a inclusão de personagens interessantes como a feiticeira Tienne. Outra decisão acertada, é não limitar a narrativa ao ponto de vista da personagem-título. Dividindo a ação do livro entre Kyra e Aëron, Garcia consegue manter um bom ritmo durante toda a narrativa.

Deixando suas influências claras a todo momento, é impossível não associar o Instituto Arcádia ao castelo de Hogwarts, por exemplo, Kyra é um começo interessante para a jovem escritora. É mais um mundo de fantasia que enriquece a literatura nacional. E nós estamos precisando disso."(kingdomcomics.wordpress.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário