sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cuiabá Não Tem Inverno

Este ano durante todo o outono, 21 de março até 20 de junho, as temperaturas ao amanhecer foram bastante frias; sendo que houve dias em que fez 15ºC. Para o cuiabano acostumado com 40ºC, as temperaturas mais baixas são comemoradas com prazer.

O início da estação Inverno no país nesta sexta-feira (21) trouxe temperaturas mais amenas para Mato Grosso, em especial a capital Cuiabá, que amanheceu com forte neblina. Os termômetros marcaram 22°C no início da manhã. Essa foto, acima, foi tirada pela manhã, onde tive a impressão de estar em S.Paulo ou na Europa.

Cuiabá é famosa por seu forte calor, apesar de a temperatura no outono e inverno poder cair esporadicamente abaixo de 10°C, devido principalmente as frentes frias que vêm do sul, podendo isso durar apenas um dia ou até uma semana, para logo voltar ao calor habitual.

O tempo frio é aprovado quando não temos que levantar às 5:00 horas da manhã e enfrentar o "busão" para ir trabalhar. O vento às 6:00 horas da manhã é tão gelado que pode congelar os lábios. Os pássaros como os bem-te-vis, joão-de-barro, sabiás e outros cantam suavemente nos galhos das árvores.

 Wagner de Cerqueira, graduado em Geografia, diz que "o movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

 Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno se entende de 21 de dezembro a 22 de março, no Hemisfério Norte; e de 21 de junho a 23 de setembro no Hemisfério Sul. O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera.

 As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.

 O Brasil, por apresentar a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Esses locais podem registrar temperaturas negativas, além da ocorrência de neve em determinados pontos".

Cuiabá mesmo não tendo um inverno rigoroso é possível tomar um chocolate quente, um café cappuccino, chá de capim ou erva- cidreira, um bom vinho e principalmente assistir um bom filme de terror enrolado nas cobertas. Uma pesquisa feita há alguns anos dizia que o povo brasileiro adora assistir filmes de terror no outono - inverno, justamente porque curte seus medos enrolados nos edredons e mantas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário