quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os Três Grandes

"Da esquerda para direita, estão Winston Churchill, primeiro - ministro britânico, Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, e Josef Stalin, líder da União Soviética. Eles são The Big Three(Os Três Grandes).

O objetivo da Conferência de Ialta, um balneário no mar Negro, na Ucrânia, entre os dias 5 e 11 de fevereiro, era dividir o mundo que emergeria do final da 2ª Guerra Mundial e decidir o que fazer com os perdedores do conflito. Foi um encontro de camaradagem e traições.

O americano Roosevelt, ainda em guerra contra o Japão, fez um acordo com Stalin, sem que Churchill soubesse, pelo qual a URSS ganhou a Mongólia e as ilhas Sakalinas e Kurilas, que pertenciam ao Japão.

Stalin se aproveitou do fato de ser anfitrião do encontro, Roosevelt, que morreria dois meses depois, foi obrigado a viajar quase 10mil km para chegar. Ao final do encontro, a URSS ficou com o Leste Europeu e EUA e Grã-Bretanha com a Europa ocidental. A Polônia foi a cereja do bolo: todos a queriam.No fim do conflito, ela virou comunista. E o mundo teve de aprender a conviver com outra guerra, sem tiros: a Guerra Fria". (Revista Aventura na História - julho de 2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário