sexta-feira, 21 de junho de 2013

Stonehenge no Solstício de Verão

Stonehenge (do inglês  arcaico "stone" = pedra, e "hencg" = eixo) é um alinhamento megalítico da Idade do Bronze,  localizado na planície de Salisbury,  próximo a Amesbury,  no condado de Wiltshire,  no Sul da Inglaterra. 

Stonehenge,  é o famoso monumento de mais de 4000 anos localizado nas planícies de Wiltshire, no sudoeste da Inglaterra, formado por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar  quase cinquenta toneladas.

 Há várias teorias a respeito da razão pela qual a estrutura foi construída e seus usos, mas é certo que a orientação das pedras em relação ao nascer e ao pôr do sol sempre tem sido apontada como uma das características mais impressionantes do monumento.
  O solstício de verão no hemisfério norte – dia mais longo do ano – ocorre  em 21 de junho. Neste dia, o Sol nasce exatamente sobre a pedra principal de Stonehenge, atraindo com isso milhares de visitantes para o local.

À noite do solstício é a única oportunidade, durante o ano todo, que os visitantes têm de permanecer no local entre as 7h da noite e as 8h da manhã seguinte. O acesso ao monumento é gratuito neste dia de festa.

O English Heritage, órgão que administra este e outros monumentos britânicos, publica as regras para a entrada em Stonehenge nos dias 20 e 21 de junho de 2013; isso se deve ao fato de ser um sítio arqueológico de extrema importância para a história europeia.

Para quem quer uma experiência New Age,  ir a Stonehenge no solstício passar a noite junto com Druídas, Wiccans, neo-Hippies e simpatizantes neste ambiente tão singular não tem preço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário