domingo, 16 de junho de 2013

Lembrancinhas

Como Historiadora eu tenho muitos objetos em casa que são muito antigos como: uma escrivaninha que herdei de meu avó e que pelos cálculos de minha mãe deve ter mais de cem anos. Um jogo de café de porcelana branca e azul que meus pais ganharam de 25 anos de casados, que por sinal pertenceu aos meus avós; eles viveram casados por cinquenta anos.

A lista de antiguidades é imensa e se listar tudo que tenho levarei muito tempo descrevendo-os. Eu tenho também objetos que os amigos me trazem depois de suas viagens; alguns ganharam um local nessa mesa de centro, foto acima, que foi comprada há mais de vinte anos. Hoje eu vou falar de alguns deles...

Eu coloquei em três portas - retrato as fotos de meus sobrinhos André, Michell e Marcell ainda crianças. Hoje eles estão com 24 e 23 anos. Uma réplica do Coliseu que meu amigo Fenelon trouxe da Itália; assim como um porta - recado que ele trouxe de Porto Rico.

Maria Helena me trouxe de Paris uma réplica da Torre Eifell; Monika uma galinha de Porto de Galinhas. A profª Marialba me trouxe do Rio de Janeiro um Cristo Redentor; Maria do Espírito Santo uma cerâmica marajora de Belém e uma réplica do santuário de Bom Jesus da Lapa na Bahia.

Da profª Priscyla ganhei uma viola de cocho feita em papel; da profª Edenilzes um copo onde está descrita todas as minhas qualidades. Uma réplica do congresso nacional que trouxe de minha primeira viagem à Capital do Brasil

Um açucareiro em porcelana chinesa que ganhei da viúva de meu irmão; duas estátuas de negras africanas compradas numa feira internacional sobre a África; uma viola de cocho em vime presente de meu finado irmão.

Todas as lembrancinhas são importantes para mim, pois foram dadas por pessoas queridas que fazem parte da minha vida e da minha profissão: Professora de História.



Nenhum comentário:

Postar um comentário