quarta-feira, 5 de junho de 2013

Os Misteriosos Anasazi

George Johnspon - Estados Unidos

"Postada sobre um penhasco solitário, sob o qual corre o poeirento rio San Pedro, a cerca de 50 km a leste de Tucson, Arizona, a velha ruína rochosa que os arqueológicos denominam sítio do rancho Davis parece incongruente.

Da margem oposta, as paredes demolidas da ruína Reeve são igualmente surpreendentes. Cerca de 700 anos atrás, como parte de uma vasta migração, o povo anasazi, movido por motivos desconhecidos, veio do norte e formou assentamentos como esses, deixando sua marca única na região.

Os imigrantes anasazi - os arqueólogos traçaram sua presença nas mesas e cânions em torno de Kayenta, Arizona, não muito longe da atual reserva indígena hopi - eram peculiares também de outras maneiras.

Gostavam de construir em pedra (os hohokam usavam gravetos e barro), e seus kivas (câmaras de cerimônia), como aqueles que deixaram em sua terra de origem, eram inconfundíveis: retangulares, e não redondos, com um banco de pedra em torno do perímetro interno, um fogareiro central e um sipapu, ou poço dos espíritos, simbolizando a passagem pela qual os primeiros seres humanos emergiram das entranhas da terra.

 Alguns arqueólogos estão tentando ir além das alterações no clima e estudar os efeitos da guerra e da crescente complexidade da sociedade anasazi. Estão estudando com mais atenção os artefatos antigos e encontrando indícios de uma disputa ideológica e pistas quanto ao estado de espírito dos anasazi."

Nenhum comentário:

Postar um comentário