segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Dia Nacional do Sorvete

Eu já escrevi sobre minha paixão pelo sorvete e hoje para " comemorar o início da primavera e o aumento gradual da temperatura, o Brasil comemora hoje o Dia do Sorvete.

Como muitas coisas na história da gastronomia, as versões para o surgimento do sorvete são diversas e controversas, cercadas de lendas.

Uma delas é que o primeiro relato de sorvete teria sido registrado na China 3.000 anos atrás. Os chineses misturavam a neve a uma pasta de leite, como as raspadinhas ainda hoje comuns nos bairros e no interior do Brasil.

Outra é que o imperador Nero, de Roma, mandava escravos buscar neve nas montanhas para misturá-la a sucos, mel e polpa de frutas.

No início do século 14, na volta da viagem ao Oriente, Marco Polo teria trazido uma receita para fazer sorvetes de água, muito parecidos com os sorvetes de massa dos dias de hoje.

A chegada do sorvete à França é atribuída a Catarina de Médicis. A primeira sorveteria do mundo surgiu em 1660, em Paris. De lá, o gelado foi para Londres e, com os colonizadores britânicos, chegou aos EUA.

No Brasil, um dos primeiros registros do sorvete é de 1835, com a vinda de um navio mercante americano ao Rio de Janeiro trazendo 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas.

Embora os EUA sejam os maiores produtores e consumidores de sorvete do mundo --e tenham inventado combinações como o sundae (que no começo só era vendido aos domingos, daí o nome), a banana split, o ice cream soda e o milk-shake--, os italianos têm fama de fazer os melhores do mundo."(Folha.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário