domingo, 29 de setembro de 2013

Santuário de Bom Jesus da Lapa/Bahia

Em 2004, eu e minha família fomos  passar as férias na Bahia. A mãe, D. Iracema, queria conhecer a Bahia e o mar. Nós fomos em dois carros numa viagem longa, cansativa e empolgante. Não vou contar todos os detalhes e a parada no Santuário de Bom Jesus da Lapa foi incrível.

O Santuário funciona numa gruta de pedra descoberta há mais de 350 anos pelo português Francisco Mendonsa Mar que era pintor e artista plástico, contratado pelo governador geral do Brasil na Bahia para pintar o Palácio da Aclamação, então sede do governo. Após os trabalhos, ao invés de receber, foi jogado na prisão como escravo e açoitado.

 Quando solto, decidiu deixar a cidade do Salvador e levou consigo as imagens de Jesus crucificado e Nossa Senhora da Soledade. Após andar muitos meses, encontrou o Morro de Bom Jesus da Lapa, que possui 90 metros de altura. Dentre as nove grutas existentes no morro, abrigou-se na Gruta do Bom Jesus, onde colocou as duas imagens.

 A fama do português espalhou-se, atraindo peregrinos e romeiros que faziam promessas e davam graças a Deus diante da imagem do Bom Jesus, colocada na gruta, que se transformou na Igreja do Bom Jesus da Lapa. Até hoje, mais de 300 anos depois, recebe, em romaria, milhares de peregrinos e turistas.
 Estar na gruta é a mesma coisa que numa igreja e o cheiro das inúmeras velas que os fiéis acendem chega a deixar a gente meio tonto. Nós fizemos uma oração agradecendo pela viagem; não acendemos velas; demos uma volta para apreciar a beleza e saímos para olhar o rio S. Francisco.
Nesta foto, estamos sentados em frente ao Santuário, onde aproveitamos para descansar e fazer um lanche longe dos olhos da multidão. E depois entramos nos carros para continuar a viagem até Salvador.

Atualmente, o período de maior movimentação vai de junho a janeiro, quando o município recebe 1,5 milhão de visitantes, de acordo com a Prefeitura local. Uma das mais importantes romarias é a da Terra ou das Missões, que começa em julho, quando os peregrinos da região dirigem-se ao santuário.

 Já a romaria ao Bom Jesus – a maior delas – reúne milhares de pessoas a partir de 20 de julho. A novena começa no dia 28 e tem seu ponto alto no dia 6 de agosto, quando é consagrado o santo padroeiro do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário